Blog

Ábaris Transformação Digital

O que é Software as a Service e quais seus benefícios para os negócios

Por Redator
software as a service

Diversas empresas estão avançando em seus projetos de transformação digital e migrando rapidamente para a nuvem. Uma grande parte dessas organizações estão investindo em soluções conhecidas como Software as a Service (SaaS) para modernizar seus ambientes, aumentar a escalabilidade e otimizar recursos. Segundo estimativas da Gartner, dos 482 bilhões de dólares que devem ser gastos por usuários na nuvem em 2022, quase 172 milhões serão em SaaS — o serviço de nuvem que mais se destaca.

Neste artigo, entenda mais sobre o SaaS, a solução que é uma alternativa ao modelo convencional de contratação e uso de softwares. 

O que é Software as a Service?

Software as a Service — “software como serviço”, em português — é um modelo de uso de software disponibilizado e gerenciado na nuvem por um ou mais fornecedores, ou seja, é alocado de forma remota e pode ser acessado pela internet, dispensando a necessidade de instalação no computador.

O provedor fornece um software com base em um conjunto de códigos comuns e definições de dados que são consumidos em um modelo one to many — ou “um para muitos” — a qualquer momento mediante pagamento para uso — mensal, trimestral, semestral, etc. — ou como uma assinatura com base em métricas de uso. 

Não há, portanto, a comercialização de um produto, tampouco a necessidade de adquirir licenças para uso do software.

Características do SaaS

A principal característica do SaaS é ser um sistema que permite acesso a serviços de forma online. 

É uma solução armazenada no servidor do fornecedor que não apenas dispõe seus serviços para o cliente, como também permanece sendo responsável por toda a sua gestão. 

Dessa forma, você não precisa se preocupar, por exemplo, com atualizações do software, nem manutenção da infraestrutura. 

Aliás, o SaaS é bastante indicado para organizações que não contam com servidores físicos e/ou equipes de TI para gerenciá-los. No entanto, empresas inovadoras têm optado pelo SaaS para reduzir a sobrecarga de trabalho da TI e, com isso, deslocá-los para atividades estratégicas.

Confira outras características do SaaS:

  • Contratação remota, em alguns casos com apenas alguns cliques na página web do fornecedor.
  • Acesso de qualquer lugar via dispositivo conectado à internet.

Benefícios do SaaS

Serviço remoto, rápido, seguro e sem demandar manutenção, o SaaS pode ser fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. 

Conheça os benefícios desse modelo:

Redução de custos

Custos de aquisição de licença, custo total de propriedade e gastos com manutenção de equipamentos, conservação e climatização de espaços físicos para armazenamento de servidores, deixam de ser necessários. O provedor se torna responsável por tudo isso. Você também economiza com SaaS porque é possível adquirir recursos apenas durante o período desejado.

Fácil escalabilidade

Você pode também obter, de forma rápida, mais recursos ou espaço de armazenamento quando precisar. E caso sua demanda reduza, também é possível reduzir o pacote contratado, o que contribui para a diminuição de custos e adequação do negócio aos momentos mais ou menos aquecidos.

Atualizações automáticas

Atualizações periódicas para corrigir falhas e vulnerabilidades são executadas pelo fornecedor com o objetivo de reduzir as chances de ataques cibernéticos ou o vazamento de dados dos clientes.

Segurança 

As atualizações e todo o sistema de segurança da informação de grande parte das soluções SaaS são alinhados às melhores práticas e normas de proteção de dados, como a  LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Não é preciso instalar versões mais atualizadas ou recursos adicionais de segurança. 

Acessibilidade

O sistema  é acessado via web através de dados acesso padrão. Isso pode ser feito, portanto, de qualquer dispositivo conectado à internet. Níveis diferentes de acesso podem ser configurados e você pode determinar quais recursos cada perfil pode acessar.

Disponibilidade

Fornecedores que contam com uma equipe de TI eficiente garantem uma disponibilidade de 99,9%. 

Customização 

Os provedores oferecem diferentes pacotes de contratação de serviços, desde o nível mais básico até o mais completo. Há, ainda, a opção de contratar recursos pontuais, de acordo com as necessidades da empresa. 

Indicadores

Soluções SaaS geram e disponibilizam indicadores relevantes para o negócio de acordo com as métricas ou indicadores mais usados no segmento do cliente ou a partir do uso que ele faz das métricas. Os recursos são otimizados com base na análise do uso da solução.

Previsibilidade

A gestão financeira se torna mais simples com uso do SaaS, pois sua empresa sabe exatamente quanto será pago por mês, o que nem sempre é possível quando é preciso gerenciar uma infraestrutura própria, que eventualmente exige mais gastos para corrigir problemas.

SaaS na gestão de processos do negócio

Você provavelmente já utilizou uma solução SaaS no seu dia a dia, pois se trata de um modelo bastante versátil e eficiente para oferecer diferentes serviços. 

O Gmail, por exemplo, é um SaaS gratuito que disponibiliza também recursos extras mediante pagamento. O Dropbox é uma plataforma de armazenamento na nuvem e o Spotify é um SaaS de streaming, assim como a Netflix.

Mas as empresas podem aproveitar também plataformas SaaS na gestão, para assim otimizar processos, coletar, modelar e analisar dados para orientar melhorias na operação.

No ambiente corporativo, empresas estão automatizando processos de negócios como:

  • Onboarding de candidatos e requisições de RH, 
  • Entrada de documentos fiscais, 
  • Contas a pagar e receber, 
  • Gestão de contratos, 
  • Entre outros. 

Conheça o Ábaris, nossa plataforma SaaS de gestão de conteúdo e automação de processos. Com ela você faz a gestão de toda a informação corporativa em meio digital.

Você também deseja ter mais eficiência operacional na sua empresa? Então fale com um de nossos especialistas sobre o Ábaris e descubra os benefícios para seus negócios.