Blog

Ábaris

Glossário Ábaris

Por Redator

No atual cenário corporativo, as empresas que se destacam são aquelas que investem em tecnologia para simplificar processos e entregar a melhor experiência para o cliente. 

A Stoque, por meio da solução Ábaris, atua todos os dias para transformar digitalmente a realidade de empresas de diversos tamanhos e segmentos, automatizando processos, otimizando fluxos de trabalho e reduzindo custos.  

Para que você fique por dentro de tudo o que tange à tecnologia e à transformação digital, preparamos esse glossário com os termos mais utilizados nesse meio. Boa leitura! 

ÁBARIS CLOUD

É uma solução de ECM/BPM, que oferece a mais completa e avançada plataforma, sob medida, para todos os segmentos de negócios. Além de resolver de maneira definitiva o trâmite de papelada, o Ábaris oferece a gestão completa de processos, de acordo com as demandas específicas de cada organização, de forma segura, eficiente e descomplicada. Assim, trabalhando de maneira totalmente integrada ao software usado pela sua empresa, o Ábaris garante a gestão digital dos documentos e processos.

ÁBARIS CAPTURE

Sua interface web e seu processamento local fazem com que, com grande agilidade, seja possível transformar seus documentos em versões digitais.

API

API (Application Programming Interface) em tradução significa Interface de Programação de Aplicações. É uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados e uma facilidade de troca de informações com diferentes linguagens de programação.

Exemplos mais utilizados de integração no Ábaris : pesquisa de documentos através de sistemas acadêmicos, importação automática de documentos, criação de processos.

ASSINATURA DIGITAL

A certificação digital foi criada para facilitar a vida de pessoas, empresas e instituições, pois agiliza processos, promove segurança e redução de custos. Através de um certificado digital, identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico, é possível assinar de maneira segura documentos que precisam transitar em meio eletrônico.

Diversos órgãos como Receita Federal, Banco Central, Tribunais de Justiça e até mesmo o Ministério da Educação, incorporaram esta tecnologia às suas rotinas. Hoje, um juiz, pode assinar sua sentença por meio de um certificado digital, por exemplo. As operações e transações realizadas com a assinatura digital tem validade jurídica. Ou seja, o valor legal é o mesmo que um documento ou contrato assinado em um papel.

ASSINATURA ICP-BRASIL

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. A primeira autoridade da cadeia de Certificação, por isso executa as Políticas de Certificados e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Portanto, compete a ela emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os Certificados das Autoridades Certificadoras.

ASSINATURA INSTITUCIONAL

A assinatura institucional é a certificação digital realizada através de uma Autoridade Certificadora desenvolvida para gerar e gerir, aos usuários da plataforma, certificados digitais não ICP-Brasil em conformidade com o §2º do art. 10 da MP 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

AWS

A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo. Com uma segurança compatível com 90 normas de segurança e certificações. O Ábaris Cloud garante gestão, controle e segurança total da informação corporativa, em nuvem e possui como AWS como fornecedora.

BACKUP

Backup é uma maneira de garantir a segurança dos dados realizando cópia das informações.

BPM

BPM significa Gerenciamento de Processos de Negócio, é uma disciplina de gestão de grande importância para organizações de diferentes segmentos e tamanhos. Afinal é o BPM que une gestão organizacional e tecnologia, a fim de otimizar os processos e aumentar os resultados.

Ele não deve ser confundido com solução ou software. Na verdade, BPM é uma tecnologia que busca melhorar os processos da empresa. Portanto, BPM é uma tecnologia de gestão de documentos integrada ao software. Por exemplo, o Ábaris que trabalha para descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar e otimizar processos de negócios.

CAPTURE

É uma solução simples e ágil para captura de grandes volumes. Interface para captura em lote de documentos através de um scanner. Este módulo possui um plugin, disponível para ambientes Windows, que deve ser instalado na estação de trabalho que permitirá a comunicação do scanner com a interface web.

CHECK OUT

O check-out é o procedimento de retirada de documento para realizar uma edição do seu conteúdo, por exemplo.

CHECK IN

O check-in é o procedimento para salvar um documento novamente em sua pasta de origem, após efetuar um check-out e. Somente é possível realizar o check-in para um documento que está em check-out.

CLIENTE

É interface onde o usuário final irá interagir e realizar as atividades na plataforma Ábaris.

CLOUD

Cloud computing ou computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela internet para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.

CONFIGURADOR

Ambiente de administração da plataforma Ábaris, onde são realizadas as configurações de uso e gestão do acesso.

DIAGRAMA

O Diagrama retrata os principais elementos de fluxos de processo. Ajuda rapidamente a identificar e entender as principais atividades do processo e é essencial durante a fase de análise e mapeamento de processos.

ECM

A solução ECM (Enterprise Content Management), em tradução significa gestão de conteúdos empresariais. Essa ferramenta é fundamental para a redução de custos operacionais, aperfeiçoamento da eficiência da organização e crescimento da lucratividade e eficiência operacional.

Com a solução de ECM é possível armazenar, acessar, gerir, compartilhar e interpretar dados digitalmente, além de assegurar fidelidade das informações, bem como tomadas de decisões assertivas e redução de custos.

ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) traduzindo planejamento dos recursos da empresa é um sistema de gestão que permite um gerenciamento das empresas como contabilidade, compras, faturamento, estoque e financeiro.

FLUXO

O fluxo é a execução de um processo.

GED

O gerenciamento ou a gestão eletrônica de documentos (GED) é uma solução tecnológica para a organização e o arquivamento sistemático de documentações de empresas e instituições, assegurando segurança, otimizando com automação e garantindo que as informações estejam dispostas de forma organizada e eficiente.

O objetivo central é garantir o acesso à informação no local certo, na hora certa, para as pessoas certas e gastando o mínimo possível. Vale lembrar que a gestão eletrônica de documentos abrange não apenas o formato papel, mas também arquivos de texto, planilhas eletrônicas, imagem, som, etc.

Além disso, o GED ocupa-se também do controle das informações em relação a check-in/check-out, versionamento, acesso, busca e segurança de dados.

INDEXAÇÃO

Indexar documentos é organizar arquivos por meio de índices dentro de um software. Os dados para indexação são definidos de acordo com o documento. Por exemplo, uma nota fiscal possui como índice: data de emissão, número da nota, nome do produto e do vendedor. A indexação dos documentos garante a sucessão e pesquisa dos arquivos.

ÍNDICES

São dados que possibilitam a identificação e pesquisa de um documento inserido no Ábaris.

INTEGRAÇÃO

A integração é uma técnica que permite que os diversos sistemas conversem entre si, de tal forma que os setores possam trocar dados.

NUVEM

Armazenamento em nuvem significa que o usuário pode acessar as informações de qualquer hora e lugar. Portanto, essas informações podem estar em um servidor no Brasil, ou do outro lado do mundo e também podem estar em dois lugares diferentes, um garantindo a segurança do outro.

Praticamente tudo o que usamos na internet, por exemplo redes sociais, armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música, são de aplicativos e serviços que se apoiam em nuvem.

OCR

OCR (Optical Character Recognition) significa Reconhecimento Óptico de Caracteres, uma tecnologia que permite reconhecer caracteres, transformando imagens de texto em texto puro. Isso ao realizar a captura de um documento permite converter tipos diferentes de documentos digitalizados em dados pesquisáveis ou editáveis, ou seja, convertem imagens de texto em texto real.

QR CODES

O QR Code é um código de barras em 2D apresentado em forma digital ou impressa e que, ao ser lido, permite abrir links para páginas da Internet, imagens, textos e conteúdos diversos pelo celular.

QR codes no Ábaris

O Ábaris permite criar QR Codes que são utilizados no momento da digitalização para indexar as informações do documento capturado.

SAAS

SaaS (Software as a Service) é um método de distribuição e licença de software. Um produto SaaS é comercializado como um serviço e possui inúmeras vantagens como não necessita de uma instalação específica para cada cliente, acesso rápido, atualizações automáticas e o melhor o usuário que escolhe os pacotes que mais satisfazem suas necessidades.

TIPO DOCUMENTAL

Esta funcionalidade permite cadastrar os tipos de documentos e classificar conjunto de documentos semelhantes, os quais poderão ser agrupados de forma a facilitar sua localização e identificação dentro do sistema. Por exemplo, tipo documental pessoal: identidade, CPF, comprovante de endereço.

WORKFLOW

O workflow é uma ferramenta que permite a criação de fluxos de trabalho representados em um diagrama de acordo com a regras de um certo processo. Para isso existem elementos como tarefas, eventos e conectores que são interligados representando o fluxo desejado. O workflow traz uma série de benefícios dentre os principais: maior transparência no uso e processamento de informações, aumento da eficiência dos processos e redução de custos e desperdícios.

Gostou desse artigo sobre as nomenclaturas da tecnologia? Confira outros títulos que podem interessar: