Blog

Ábaris Automação Digitalização de documentos

Como a digitalização e a automatização de processos poderão ajudar outros negócios após a pandemia?

Por Redator
Digitalização e Automação Ábaris

Desde março de 2020, gestores em todo o Brasil estão se perguntando: quais são as melhores formas de passar pela pandemia? E mais: como conseguir atravessar esse período de crise econômica e prosperar?

Para tentar solucionar parte dessa pergunta e auxiliar empresas dos mais diversos setores, trouxemos este artigo para mostrar como a digitalização e a automatização de processos poderão ajudar os negócios após a pandemia.

Como preparar sua empresa para a automação

Uma realidade: as empresas precisam buscar a tecnologia para se tornar competitivas dentro do mercado, em meio a tantas instabilidades. Para isso, utilizar a automação de processos de negócios é, sem dúvida, a melhor saída nesse sentido.

Mas como preparar a empresa para essa transformação em meio a uma pandemia?

Segundo uma estimativa prevista pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), somente em 2020 a economia pode sofrer um recuo de pelo menos 3% em números globais, danos ainda mais críticos que os da crise financeira de 2008.

Por isso, as empresas de tecnologia e gestores de outras frentes se perguntam como preparar a empresa para a automação e por que este investimento vale a pena?

Em uma pesquisa europeia, cerca de 70% dos executivos da Áustria, Alemanha e Suíça disseram que a pandemia provavelmente irá acelerar o ritmo de sua transformação digital. O que significa dizer que as empresas ao redor do mundo, estão sim investindo em tecnologias e digitalização de seus negócios.

Uma informação equivocada é que a automação de uma empresa está relacionada apenas à aquisição de software ou equipamentos de informática, mas nem sempre é assim.

O processo de automação começa com planejamento estratégico, mapeamento e organização de cada modelo de negócio. Isso implica diretamente adoção de uma cultura de gestão que seja também inovadora.

Saiba mais: Como a transformação digital pode melhorar a continuidade dos negócios

Por isso, é importante pensar que apenas um computador com intervenções tecnológicas, integração e automação de processos não fará o serviço sozinho. Os colaboradores precisam passar por uma transição e contar com o apoio de uma gestão que forneça as informações necessárias para que a equipe possa se desenvolver durante esse processo.

Antes de começar a preparar sua empresa para a automatização, é importante se atentar ao objetivo que ela precisa alcançar e se assegurar durante o processo de que esse objetivo está sendo alcançado, superado ou se de alguma forma ele não foi atingido.

Por exemplo, o gestor que atua diretamente com os dados fornecidos pela plataforma de automatização pode avaliar o desempenho de uma área específica ou de um processo específico. Assim, fica mais fácil entender o que é necessário ajustar ou até mesmo alinhar, junto ao time, estratégias que possam de fato cumprir o objetivo esperado.

Manter esse controle é importante para a saúde da corporação. Assim, a gestão estratégica pode atuar de maneira mais assertiva e buscar as ferramentas que melhor se adaptem às necessidades.

Digitalização: entenda mais sobre esse processo em seu negócio

A transformação digital dos negócios é uma realidade, e nos próximos meses custará a sobrevivência de muitos deles. Por isso, a gestão que se planeja com antecedência e consegue fazer essa projeção terá maiores possibilidades no pós-crise.

Ao final deste período de pandemia, é possível imaginar que surjam novas evoluções nos sistemas tecnológicos, voltados a atender às particularidades que surgiram com a crise e o distanciamento. Novas medidas estratégicas para contornar as situações adversas, com auxílio da digitalização, serão acentuadas e os processos, mais bem estabelecidos.

O resultado da automatização neste momento será visto como a alta performance das empresas no futuro. A transformação de negócios em experiências digitais, um movimento que vem ganhando força ultimamente, devido à pandemia, tomará grande relevância, sendo fundamental nos próximos meses.

Assim, as empresas tendem a focar seus esforços em ações que busquem na tecnologia as melhores saídas, integrando, automatizando e digitalizando os processos com o auxílio de Robotic Process Automation (RPA), internet das coisas, análise de dados por inteligência artificial, atendimento unificado por múltiplos canais, entre outras possibilidades. 

Confira: Não pare no tempo! Entenda os benefícios de uma empresa de digitalização para o seu negócio

A digitalização também dos documentos, como meio de redução de custos, é outra maneira de auxiliar diversos negócios a passar pela pandemia. O acesso fácil aos documentos e a agilidade na troca de informações com segurança e de forma simples otimizam não só o fluxo de trabalho, mas trazem diversos benefícios a longo prazo.

Atuando em trabalho remoto, muitos colaboradores não têm a estrutura de impressora e scanner em casa; com a digitalização de documentos, até mesmo celulares são capazes de captar imagens e inserir em uma única plataforma, o que torna todo o processo muito mais simples e reduz o desgaste de deslocamento em meio a uma pandemia.

Pensar em soluções que possam assegurar seus colaboradores, e ainda desenvolver suas atividades em menor tempo, é um grande diferencial competitivo para empresas que querem continuar no mercado.

Como uma solução de automação de processos colabora para o bom desempenho de uma organização, mesmo em meio à pandemia

Em busca de segurança e processos mais ágeis, e também como forma de melhorar a gestão e os serviços prestados, as empresas têm buscado cada vez mais a automação de processos.

Durante a pandemia pelo novo coronavírus, em que boa parte da população mundial está confinada em casa, empresas de todos os tipos e tamanhos passaram a se atentar às vantagens da automação e começaram a buscar meios de manter suas operações apesar de toda a inconstância do mercado.

É justamente esse movimento que elas estão buscando ao investir em automação, o que poderá ser o divisor de águas no pós-pandemia: quem se organizar e se preparar melhor conseguirá a sobrevivência no mercado em que atua.

Se analisarmos, hoje, as soluções já encontradas por diversas empresas – serviço de entrega para os mais diversos produtos, soluções tecnológicas como plataformas de suporte para o trabalho remoto, entre outras facilidades – dão a entender que a automação deixa de ser uma tendência e passa a ser uma realidade.

No vídeo abaixo, Gustavo Boaventura, consultor em gestão de processos na BHG – Brazil Hospitality Group – fala da própria experiência.

Gustavo Boaventura - BHH
Como a automação de processos colabora para o bom desempenho da empresa.
Vídeo: Gustavo Boaventura – consultor em gestão de processos na BHG.

Como vimos até aqui, as empresas estão não só investindo em transformação digital, mas, principalmente, buscando a sobrevivência por meio de ferramentas tecnológicas que possam suprir suas necessidades.

Para isso, é muito importante que a empresa que irá fornecer essa tecnologia esteja totalmente alinhada aos objetivos e às necessidades da organização. Assim, a digitalização e a automatização de processos poderão ajudar os mais diversos negócios não só a sobreviver, mas, certamente, a se destacar em médio e longo prazo.

Uma gestão tecnológica atenta a esses detalhes seguramente irá escolher a melhor entre as mais diversas opções. Afinal, a garantia de que essa inovação será assertiva é justamente o resultado alcançado por outros clientes.

Se ficou alguma dúvida sobre automatização de processos e digitalização ou quer entender mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas.

Gostou do nosso conteúdo? Confira estes outros títulos que também podem ajudar você a construir uma gestão tecnológica de qualidade:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!