Blog

Automação Varejo

Quer saber como a automatização de processos varejistas pode auxiliar na gestão estratégica? Confira nosso artigo!

Por Redator
automatização

Para acompanhar o crescimento tecnológico e atender o consumidor, empresas do segmento varejista estão investindo em automatização de processos. Esse procedimento auxilia as ações estratégicas no dia a dia de uma organização e promove uma maior assertividade na gestão como um todo.

Para entender o que é automatização no varejo e seus benefícios e como aplicar em sua empresa, acompanhe nosso artigo.

Mas, antes, lembre-se: vai investir em tecnologia? Conte com uma empresa de renome no mercado e que possa colaborar para a construção de resultados sólidos!

O que é automatização de processos

A automatização de processos é o conjunto de ações que visa à melhoria dos processos internos por meio de inovação. Seja apoiada por tecnologia ou por ações estratégicas, a automatização diz respeito aos processos internos de diversos setores da organização que, juntos, possam colaborar com o crescimento e bons resultados.

A automatização tecnológica envolve o investimento em plataformas, softwares e ferramentas que transformam as atividades manuais em processos digitais, reduzindo a possibilidade de erros e fornecendo maior agilidade. 

Dentro da automatização de processos percebemos:

  • a falta de atividade humana;
  • que as tarefas são repetitivas e recorrentes dentro dos processos;
  • que consiste na integração de um ou mais sistemas; e
  • que, por ser feita de forma automática, é mais confiável e segura.

Mesmo apresentando essas características na grande maioria dos processos automatizados, podem existir algumas exceções, pois a automatização prevê a personalização dos processos de acordo com a necessidade de cada atividade.

Ainda existem algumas dúvidas sobre como a automatização pode acontecer no varejo e também sobre suas vantagens. Muitas empresas continuam seguindo as atividades de forma tradicional e algumas sequer conhecem as ferramentas disponíveis.

Saiba a importância em se construir processos otimizados

O avanço tecnológico traz para as empresas a responsabilidade de se manter constantemente atualizadas. Para isso, o investimento em tecnologia e inteligência é fundamental.

Quando se trata de automatização de processos no setor varejista, estamos falando em utilizar softwares e tecnologia compatíveis para integrar as atividades comerciais e administrativas do estabelecimento.

Afinal, com a inclusão cada vez mais soberana de tecnologia nas empresas, o foco do mercado de varejo também mudou. Passou de foco no crescimento por volume para crescimento por otimização, buscando entregar um serviço muito mais dinâmico e assertivo ao cliente final.

No setor varejista essa mudança de estratégia é bastante clara. Se antes o mercado previa expansão de lojas e aumento da rede, atualmente o foco das empresas está na conquista do lucro com base em serviços de qualidade com valores mais competitivos.

Isso só é possível com a ação estratégica de redução de custos operacionais, o corte de processos que atrapalham a produtividade e o investimento em tecnologia para automatização.

Como aplicar automação de processos: dicas práticas

Planejar uma inovação ou implementar uma solução tecnológica traz para a empresa a possibilidade de centralizar os dados em uma única plataforma, onde, além da automatização de processos, existe uma integração completa. A partir disso, é possível a construção de uma estrutura administrativa mais eficiente e estratégica, baseada em dados e com melhores resultados.

Com a automatização implementada, a empresa passa a atuar com diversos benefícios. Separamos alguns deles:

Gestão facilitada

Uma das maiores vantagens de investir em automatização de processos no varejo é a facilidade que a gestão tem de atuar nos processos automatizados.

A centralização que a automatização de processos fornece por meio de uma única plataforma para diferentes setores da empresa produz uma gestão mais horizontal na qual os dados podem ser compartilhados entre todos os times e trabalhados de forma conjunta, cada um em sua área específica.

Redução de conflitos

Quando a empresa utiliza uma gestão automatizada com dados compartilhados, os gestores conseguem atuar em equipe, reduzindo os conflitos de setores e melhorando os resultados.

Assim, as equipes conseguem propor insights para outros times, favorecendo a dinâmica da gestão estratégica em conjunto, por meio de uma automatização de processos eficiente.

Eficiência nos processos

A eficiência nos processos diz respeito ao trabalho em equipe mais assertivo. Por meio da automatização e da gestão estratégica integrada, os colaboradores conseguem atuar de forma mais eficiente nos processos internos e na tomada de decisão.

As principais atividades que se tornam mais eficazes com a integração, por exemplo, são as da cadeia de suprimentos. A área de logística é facilmente deixada de lado, mas é ela uma das grandes responsáveis pela fidelização de clientes.

Redução de custos

Outra grande vantagem da automatização de processos é a redução de custos nas operações. Com a digitalização de documentos e o uso do arquivo em nuvem, as etapas produtivas são agilizadas, reduzindo espaço físico de armários e reduzindo gasto com papéis e impressões.

Assim, torna-se visível a necessidade de redução de custos em setores que não estão automatizados, pois demandam muitas impressões e um armazenamento maior de arquivos para que todos tenham acesso às informações.

Melhoria da produtividade

As mudanças e vantagens geradas pela automatização de processos no varejo não são somente em relação à redução de custos. Com processos otimizados e integrados, há também uma melhoria constante na produtividade das equipes e no atendimento ao cliente.

Os profissionais que atuam como ponte de integração, ao atuar em uma plataforma de automatização que unifica as informações, demandam menos tempo para compartilhar esses dados. A automatização de processos sugere que a integração faça parte das estratégias entre os processos e a gestão.

Garanta uma automatização de processos eficiente

As ferramentas modernas para a gestão empresarial atuar na otimização de processos são as grandes aliadas na busca do crescimento. Elas auxiliam tanto na criação quanto durante a otimização de processos, tornando as rotinas cada vez mais consistentes e organizadas.

Para isso, é preciso planejar as melhorias tendo em mente que os sistemas ultrapassados devem dar lugar a soluções mais modernas, de acordo com o perfil e o objetivo da empresa.

Dessa forma, a produtividade dos colaboradores tende a aumentar, e o tempo gasto em cada operação manual deixa de existir.

Por isso, tenha sempre em mente que é importante contar com uma empresa líder em tecnologia, gestão e otimização de processos para auxiliar a sua empresa neste momento.

Fale com um de nossos consultores e conheça a nossa solução.


Gostou do nosso artigo sobre automatização de processos? Confira mais conteúdos que também podem ajudar você:

Não pare no tempo! Entenda os benefícios de uma empresa de digitalização para o seu negócio

Mantenha a gestão em ordem: como a automação do processo de negócio possibilita alcançar bons resultados

Organização de documentos digitais: 9 dicas que vão melhorar o fluxo de trabalho