Blog

Automação Transformação Digital

Trabalho digital inteligente: o futuro das empresas de sucesso

Por Redator
trabalho digital inteligente

As Revoluções Industriais sempre tiveram impacto no mundo do trabalho. Assim, a recente Revolução 4.0, pautada em tecnologias inteligentes e na Internet das Coisas, deu origem a uma tendência inovadora chamada trabalho digital inteligente.

Essa nova concepção, que une o digital à automação, oferece às empresas ferramentas para as mais diversas necessidades diárias e atravessa a gestão de  recursos humanos e até mesmo a arquitetura dos espaços de trabalho.

Dessa maneira, o trabalho digital inteligente chega às organizações para otimizar e facilitar as atividades diárias e garantir mais assertividade e inteligência nos processos de negócio. Isso abre espaço para uma gestão mais estratégica e com melhoria contínua de resultados.

É vantajoso e funcional para além das fronteiras de espaço e tempo, por ser digital. Por isso, neste artigo trazemos alguns insights sobre este tema para você e sua empresa.

Boa leitura!

O cenário de transição para o trabalho digital inteligente no Brasil

O governo federal já compreendeu os benefícios de buscar maturidade digital. Por isso, em 2019 lançou um projeto para digitalizar até 80% dos serviços públicos até o final de 2020.

Espera-se que esse projeto facilite o acesso da população às principais funções da administração federal, gerando também menos custos ao governo. Estima-se que com a digitalização o governo tenha um retorno de 300% sobre o investimento.

O Google também realizou um estudo interessante sobre investimento em soluções do digital e de marketing no Brasil. A conclusão não poderia ser outra: organizações com maturidade digital lucram mais e gastam menos

Outra pesquisa sobre o processo de digitalização no Brasil, que inclui o trabalho digital inteligente, foi realizada pela McKinsey com 124 empresas de grande e médio portes.

O estudo utilizou uma ferramenta chamada Analytics & Digital Quotient (A&DQ) para avaliar e fazer um comparativo entre as empresas.

O estudo trouxe cinco conclusões importantes:

  • Empresas líderes em maturidade digital têm melhor crescimento financeiro.
  • Os negócios nacionais líderes em maturidade digital têm pontuação semelhante à de líderes globais, mas há uma enorme discrepância entre as empresas nacionais de diferentes estágios de maturação. 
  • As empresas líderes compreendem que as práticas de transformação digital se complementam e precisam de consistência, enquanto as demais só implementam práticas isoladas.
  • Grande parte das 124 empresas pesquisadas têm dificuldade com a criação de um mapa específico das iniciativas, a implementação de dados integrados, a capacitação de talentos e a adoção de uma mentalidade orientada por dados.
  • No Brasil, as empresas líderes em maturação digital estão concentradas em determinados setores da economia,– segmentos em que a adoção dessas práticas trouxe um diferencial competitivo relevante.

Fica claro, portanto, que a adoção de medidas para o trabalho digital inteligente só pode beneficiar as empresas, seus funcionários e seus clientes.

4 pilares essenciais para o trabalho digital inteligente

As frentes para a implementação de um trabalho digital inteligente são muitas, mas selecionamos 4 eixos que podem fazer muita diferença na sua gestão.

Vimos acima que identificar, capacitar e reter pessoas-chave em uma empresa ainda é um desafio. Falta assertividade nos processos seletivos e reconhecer diferentes estilos de trabalho, além de investimento em treinamento e tecnologia. 

Ganha-se vantagem competitiva quando a gestão aprende que a força de trabalho do futuro é o humano + o digital: o talento humano empregado no lugar certo e o digital, naquilo que pode ser automatizado. 

Um exemplo disso são os funcionários digitais, que realizam atividades mais complexas do que os bots e permitem o remanejamento do talento humano para pontos cruciais, como inovação e criatividade.

Quando se trata de negócios, a eficácia e a rapidez dos processos ajudam a agregar valor e a alavancar os resultados.

Cientes disso, muitos empresários e gestores têm investido em ferramentas para gestão de processos e de projetos. O objetivo é não apenas automatizar e otimizar, mas também ter maior controle enquanto gestão e dados para tomar decisões.

Há soluções para diversos pontos, como:

  • Organização de atividades
  • Workflows automatizados
  • Captação e estruturação de informação corporativa
  • Integração de dados
  • Geração de relatórios

Ou seja, inúmeras ferramentas e soluções para o trabalho digital inteligente acontecer de verdade.

Leia também: Você sabe o que é gerenciamento de riscos? Conheça a importância de aplicá-lo a uma companhia

  • Espaços

Outro pilar do trabalho digital inteligente tem a ver com o ambiente laboral. Seja um espaço físico ou um espaço virtual, o smart working deve ser pautado na escolha de ambientes dinâmicos, flexíveis e adequados ao negócio. 

Assim, o local de trabalho agora pode ser móvel, remoto, e deve proporcionar experiências inteligentes, engajadoras e inspiradoras a fim de melhorar a performance e a colaboração de todos.

Já ouviu falar nos prédios inteligentes e nos escritórios digitais? São soluções para quem busca avançar na maturidade digital.

  • Tecnologia

Com tecnologia é possível trazer inteligência a muitas frentes de um negócio. No entanto, não se trata de colocá-la como carro-chefe de tudo e sim fazer uso estratégico a favor dos seus objetivos de negócio, dos seus colaboradores e clientes.

A adoção de tecnologia precisa facilitar e não dificultar, precisa ser orientada por um objetivo, gerar informação e proporcionar confiança. 

Quando as organizações investem em trabalho digital inteligente, elas desbloqueiam oportunidades inexploradas que certamente têm impacto nos resultados.

Ábaris: solução rumo à criação de um espaço de trabalho digital inteligente

Pensando em oferecer soluções de excelência para que as empresas avancem no seu processo de transformação digital, a Stoque criou o Ábaris, que compreende duas soluções tecnológicas para tornar possível que os negócios sejam mais eficientes e competitivos.
O Ábaris DPA (Digital Process Automation) é a ferramenta para quem deseja não perder mais tempo e recursos com tarefas operacionais que podem ser automatizadas.

A segunda solução chamada Ábaris é uma plataforma 100% digital para a gestão otimizada de documentos e processos corporativos. Se a sua empresa precisa de solução em gestão da informação corporativa (GED, ECM, BPM), fale conosco e descubra como o Ábaris pode mudar o futuro do seu negócio com tecnologia inteligente e redução de custos!


Gostou deste artigo? Confira também:

Nova Lei Geral de Proteção de Dados: saiba tudo sobre a LGPD

Portaria 332/2020: mais dois anos para a virtualização do acervo acadêmico

Por que a automação em hospitais e clínicas médicas é tão importante?

Conheça o Ábaris: transformando negócios digitalmente

Nossas soluções tecnológicas ajudam empresas a automatizar seus processos para se tornar mais eficientes.

Negócios digitais conseguem atuar de maneira otimizada e entregar a melhor experiência ao cliente. Com o Ábaris, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deveria ser: de dentro para fora.
Temos a tecnologia para automatizar a forma como você trabalha e fazer a sua empresa mais produtiva e competitiva em um mercado cada vez mais exigente. Simplifique processos, reduza erros, minimize custos e torne-se digital de verdade.

Para saber mais, entre em contato conosco.