Blog

Transformação Digital

Robotização de processos: por que adotar na sua empresa

Por Redator
robotização

A robotização de processos de negócio pode oferecer diversas vantagens às empresas, principalmente diante do contexto em que o uso de tecnologias de processamento de dados promove cada vez mais destaque no mercado. 

Essa tecnologia pode auxiliar as organizações que buscam diminuir despesas e melhorar a análise de processos, entre outros objetivos.

Neste artigo, explicamos o que significa a robotização de processos e como ela pode ser posta em prática nas companhias. Também apresentamos as vantagens e como a robotização se diferencia do conceito de automação. 

Além disso, relacionamos a robotização de processos com a concepção de Internet das Coisas (IoT). Boa leitura!

O que é e como funciona a robotização de processos corporativos?

A robotização de processos corporativos, ou Robotic Process Automation (RPA), em inglês, é uma aplicação capaz de automatizar atividades humanas por meio de armazenamento, interpretação e processamento de dados.

Em empresas, a automatização de processos (RPA), além de substituir a mão de obra humana, aprimora processos e aumenta a produtividade. 

A robotização de processos administrativos não diz respeito somente a um robô que pode realizar funções de forma autônoma. Essa tecnologia também está relacionada a sistemas automatizados e programação de softwares.

Essas aplicações podem transformar a maneira de administrar os processos de negócios, de suporte de TI e de fluxo de trabalho. O RPA fornece maior precisão, além de menos tempo no ciclo dos produtos. Vários tipos de indústrias podem utilizar essa tecnologia e usufruir dos seus benefícios. 

Quais as vantagens da robotização de processos

A robotização de processos pode trazer diversos benefícios para a sua organização, a exemplo da melhoria das métricas de desempenho e do aumento da satisfação dos seus clientes. Veja mais detalhes a seguir.

Menor custo 

Ainda que a robotização de processos necessite de recursos financeiros para ser implementada, o custo de funcionamento é considerado relativamente baixo. A estimativa é de que um robô demande um terço do orçamento usado para manter um empregado de baixo custo. 

Aperfeiçoar a análise do processo

Em comparação a quando feito por pessoas, um procedimento robotizado pode ser analisado em maior profundidade. Ainda é possível utilizar o monitoramento de processo com a finalidade de modular o recurso em tempo real e tomar decisões mais pertinentes no ambiente corporativo. 

Aumentar a satisfação do cliente

Devido à robotização de processos, a sua empresa ganha com o aumento da qualidade dos produtos ou serviços. Desse modo, o cliente tende a ficar mais satisfeito e a sua organização terá melhor reputação a longo prazo.

Melhorar as métricas de desempenho da empresa

O RPA ainda pode oferecer upgrades avançados de processos operacionais. De forma descomplicada, é possível gerar relatórios automatizados e reduzir várias etapas que costumavam ser prolongadas quando realizadas por pessoas. 

Robotização x Automação: entenda as principais diferenças

Para entender a diferença entre robotização e automação, podemos pensar da seguinte maneira: se uma empresa tem dois sistemas automatizados, a exemplo de um ERP e de um software de gestão fiscal, devido à automatização, os sistemas são capazes de fazer cálculos e gerar relatórios sem interferência humana. 

No entanto, esses sistemas não foram idealizados para a integração. Por isso, para fazer uma ponte entre eles, um funcionário precisará inserir os dados manualmente.

Já o RPA supre essa função de inserção de informações ao interagir com a interface de cada sistema e fazer uma ligação entre eles. Além disso, ele não altera a estrutura dos softwares existentes e opera a interface reproduzindo ações humanas. 

Podemos resumir que o RPA e a automação aprimoram a eficiência e diminuem custos. No entanto, são usados de forma diferentes. O RPA é destinado ao usuário final, já a automação demanda um público mais especializado. 

RPA e a Internet das Coisas (IoT)

A IoT trata da conectividade de vários dispositivos (smartphones, carros, equipamentos industriais) com a internet, além da capacidade de comunicação entre sistemas e pessoas. 

O RPA e a Internet das Coisas têm a capacidade de revolucionar os processos de negócios, a fim de gerar resultados cada vez melhores. 

Neste ponto, o RPA pode colaborar para a análise de Big Data e exibir informações importantes para as empresas. Isso porque os robôs de software de RPA são capazes de fazer registros das atividades de otimização de linhas de produção, automação de entrada de dados, entre outras tarefas. 

O tempo gasto para concluir cada função também fica computado pelo RPA. As atividades online dos consumidores ainda podem ser monitoradas, assim como a maneira como utilizam dispositivos eletrônicos e interagem com outros usuários em redes sociais. 

O mais relevante é que a robotização de processos pode avaliar esses conjuntos de dados e expor padrões que não poderiam ser verificados antes. O RPA pode apontar onde há obstáculos nos processos operacionais e quais pontos podem ser aprimorados.

A estimativa feita atualmente é de que, devido à expansão da Internet das Coisas, no futuro, o RPA pode atuar para fazer a melhor gestão dos dados

Como o Ábaris pode auxiliar você a robotizar os seus processos

Com o Ábaris DPA (Digital Process Automation), o seu negócio pode alcançar um novo patamar de transformação digital para reduzir despesas e minimizar erros. A solução pode fazer com que o usuário acesse o sistema por meio de diversos canais. O processo pode ser totalmente automatizado em uma única plataforma. 

Dessa maneira, o Ábaris DPA auxilia na etapa de captura de informações, ao automatizar a recepção, a entrada, o processamento e a saída dos dados e documentos. A funcionalidade pode ser usada no segmento de seguros, por exemplo. 

O Ábaris DPA também conta com o RPA, que, como já citamos, substitui tarefas repetitivas que seriam executadas de forma manual, como a extração de dados da internet. 

Essa solução do Ábaris ainda contribui com processos de onboarding, a exemplo de abertura de contas, empréstimos e contratação de seguros. A ferramenta também é capaz de automatizar processos financeiros, a exemplo de faturas e contas a pagar.

Consultoria online e gratuita em automação de processos.

Gostou deste artigo? Então confira outros títulos em nosso blog

Conheça o Ábaris

O Ábaris oferece soluções tecnológicas que ajudam as organizações a automatizar os seus processos a fim de se tornar mais eficientes.

Desse modo, os negócios conquistam a otimização das tarefas e ofertam os melhores serviços ou produtos aos clientes.O Ábaris entende que a transformação digital da sua empresa deve acontecer de dentro para fora. As soluções fornecidas fazem com que a sua empresa minimize custos e ganhe um diferencial competitivo no mercado.