Blog

Transformação Digital

Reconhecimento facial: conheça recursos de segurança e comodidade

Por Redator
Reconhecimento facial

O reconhecimento facial auxilia empresas que buscam oferecer maior segurança e comodidade aos clientes. A tecnologia pode ser usada em diversos segmentos corporativos, para controle de acesso, autenticação de pagamentos, proteção de informações, entre outros serviços. 

Neste artigo, explicaremos o que é a tecnologia e como funciona na prática. Também daremos exemplos de como as companhias utilizam esse recurso nas suas atividades rotineiras. Listamos ainda as principais vantagens que podem ser elencadas pelas organizações que investem no reconhecimento de face. Confira!

O que é reconhecimento facial?

A tecnologia de reconhecimento facial é um método de biometria capaz de identificar uma pessoa por meio dos traços do seu rosto. Quando usado por empresas, o método pode oferecer maior comodidade aos usuários, que não precisam mais utilizar login e senha a fim de receber autorização de acesso. 

Além disso, o recurso ainda oferece a vantagem de ofertar maior segurança às operações de autenticação – e isso vem ganhando destaque. Um levantamento feito no Reino Unido pela Equifaz demonstrou que mais da metade dos entrevistados (56%) prefere a biometria a outros métodos para fazer transações financeiras online

Nesta pesquisa, as impressões digitais foram preferidas por um terço de todos os entrevistados, seguidas por íris (13%), reconhecimento facial (7%) e voz (3%). Já os que preferem os métodos mais tradicionais optaram por senhas (19%) e perguntas de segurança (13%).

Como o reconhecimento facial funciona?

O reconhecimento facial funciona por meio de uma fotografia da pessoa que será identificada. A ferramenta é capaz de analisar pontos do rosto, a exemplo da medição entre nariz e boca, olhos e nariz. O motor biométrico é o sistema responsável por examinar as informações capturadas sobre o rosto do usuário.

As soluções de reconhecimento facial devem apresentar um padrão de enquadramento. O usuário tira uma fotografia sem óculos e acessórios. Também é importante escolher um local bem iluminado, para melhorar a qualidade da imagem capturada. O excesso e a falta de luz podem atrapalhar a identificação da face. 

A tecnologia funciona por meio da geração de uma pontuação de identificação. Com isso, o recurso de reconhecimento facial pode constatar quando alguém tenta se passar por uma pessoa com CPF já cadastrado no banco de dados. Em caso de tentativa de fraude, deve ser gerada uma pontuação negativa.

Essa pontuação é a informação que a empresa responsável pela solução de reconhecimento facial dará à companhia que contratar a ferramenta. A tecnologia ainda é capaz de reconhecer quando alguém tenta fotografar uma foto, também na tentativa de fraude. 

Baixe o nosso material gratuito sobre como aplicar a assinatura digital na sua empresa! 

Confira exemplos práticos da utilização dessa tecnologia 

Entre as formas de uso dessa ferramenta tecnológica está o reconhecimento de colaboradores em empresas. Companhias de médio e grande portes que precisam manter o controle de acesso dos funcionários a sistemas corporativos podem usufruir da segurança oferecida por esse método. 

Outro exemplo também é o pagamento por meio do reconhecimento facial, sem a necessidade de cartão e senha. O uso desse tipo de tecnologia de autenticação por contato está em crescimento em países como o Reino Unido, a Alemanha e a França.

As soluções de reconhecimento facial ainda atendem a serviços financeiros, como a concessão de crédito e a abertura de contas para novos clientes. As transações virtuais para e-commerce também podem ser beneficiadas com essa tecnologia. 

Além disso, a ferramenta pode ser útil para o setor de saúde. A telemedicina usa o recurso para identificar médicos e pacientes, no momento de validar o acesso a consultas e resultados de exames. 

Vantagens do reconhecimento facial para as empresas

As empresas que utilizam o reconhecimento facial podem ser beneficiadas com algumas condições, como a proteção a informações confidenciais, melhoria do relacionamento com clientes e controle na entrada. Detalharemos mais adiante cada um desses benefícios.

Segurança das informações 

A tecnologia da segurança da informação está em processo gradativo de popularização e, por isso, está disponível em dispositivos a exemplo de computadores e smartphones. Por isso, algumas empresas também podem usar essa ferramenta nas suas atividades rotineiras, como o acesso a documentos e processos apenas por pessoas autorizadas.

Relacionamento com os clientes

As companhias que buscam auxílio no relacionamento com os clientes também podem utilizar o reconhecimento de face em ambientes físicos e virtuais. O recurso pode dar informações sobre o comportamento dos consumidores, a exemplo do tempo que permanecem em seu site ou em sua loja física. 

O objetivo dessa ferramenta pode ser identificar quais são os itens que geram maior interesse de cada cliente. Com esses dados, a sua empresa pode aperfeiçoar o atendimento e usar as melhores estratégias para distribuir os produtos mais desejados. 

Controle da entrada

Além do controle de acesso a sistemas internos, as empresas ainda podem ter a vantagem de controlar a entrada de funcionários que trabalham nas instituições. Essa tecnologia pode substituir o cartão de acesso, que é mais facilmente alvo de fraude. O reconhecimento facial se apresenta como uma opção mais segura para confirmar a chegada do funcionário.

O recurso pode ser útil não apenas para o portal principal de entrada da sua companhia: também é possível implementar o sistema de reconhecimento facial em salas de reuniões, para que os locais de encontro e as informações disponíveis fiquem mais protegidas. 

Como o Ábaris pode ajudar você a melhorar seu negócio!

As organizações que investem em ferramentas tecnológicas podem se destacar na entrega das melhores experiências aos clientes. O Ábaris oferece soluções capazes de promover a transformação digital do seu negócio. A nossa preocupação está em fornecer a tecnologia para que a sua empresa se torne mais competitiva e eficiente.  

Para saber mais sobre as soluções do Ábaris, entre em contato conosco!

Se você gostou deste conteúdo, esses também podem lhe interessar: