Blog

Transformação Digital

Era Digital: conheça importância das mudanças para a sua organização

Por Redator
era da informação

A Era Digital mudou bastante a forma como as pessoas vivem, se comunicam e fazem as tarefas cotidianas. As empresas não ficam de fora desse processo e também precisam se adaptar para usufruir dos benefícios da transformação digital. Os ajustes são necessários para ganharem vantagem competitiva e ficarem mais próximas dos clientes. 

A seguir, explicaremos o que é a Era Digital e como ocorreu o processo de transformação da era analógica até chegarmos ao período atual. Também detalharemos os ganhos que as empresas adquirem com a transformação digital, além dos desafios que podem ser encontrados neste caminho. Ainda descreveremos como obter melhores resultados com a Era Digital. Boa leitura!

O que é a Era Digital

A Era Digital é também conhecida como Era da Informação ou Era Tecnológica e sucede o desenvolvimento tecnológico da Terceira Revolução Industrial. Neste período, são apresentadas inovações que alteram as formas de trabalho, de comunicação e de pensamento. 

A Era Tecnológica acompanha você por todos os canais de comunicação que utiliza no dia a dia, como smartphone e notebook. Também está em meio às diversas soluções tecnológicas que otimizam o fluxo de trabalho na sua empresa e permite interações em rede. 

Transformação da Era Industrial para a Era Digital

Para entender a mudança da Era Industrial para a Digital, é importante voltar um pouco no tempo e detalhar como foi a transformação desde a Primeira Revolução Industrial. Este período alterou os meios de produção, com a invenção da máquina a vapor, que influenciou principalmente o segmento têxtil. Confira:

  • Primeira Revolução Industrial: cresce o número de produtos fabricados através da mecanização do setor agrícola e várias cidades foram urbanizadas. 
  • Segunda Revolução Industrial: surgiram invenções que continuam no nosso cotidiano, como carros, telefones, televisão e rádio. 
  • Terceira Revolução Industrial: é marcada pela robótica, pelo computador e pela internet, que também alteraram os modos de trabalhar e de viver. 
  • Quarta Revolução Industrial: era da personalização dos produtos e serviços, devido à grande variedade de opções; Conetividade como forma de superar a distância física; Inteligência artificial é usada para automatizar tarefas.

A Era da Informação impactou consideravelmente na maneira em que nos comunicamos e enxergamos o mundo à nossa volta. Isso também demanda uma mudança de comportamento que precisa ser acompanhada pelas empresas.  

Benefícios da Era Digital para as empresas

A Era da Tecnologia revolucionou também o ambiente de negócios, porque levou agilidade a processos, que passaram a ser mais eficientes. As informações podem chegar muito mais rápidas às pessoas devido à conexão com a internet, que ainda apresenta tecnologia cada vez mais ágil e de melhor qualidade. 

Assim, as empresas também podem se beneficiar de uma maior proximidade com os clientes, devido à possibilidade de conexão com eles, desde a estratégia de marketing até as experiências de consumo. Neste ponto, os consumidores se mostram cada vez mais exigentes e valorizam experiências personalizadas.

A possibilidade de contar com a ajuda da tecnologia, desde as tarefas mais simples até as mais complexas, facilita bastante as atividades dos colaboradores das organizações. Desse modo, as empresas ganham em termos de produtividade, devido a tecnologias como inteligência artificial e computação em nuvem. 

Com essas vantagens, os investimentos das empresas brasileiras em tecnologias estão em crescimento. Em 2019, as companhias gastaram 45% a mais em recursos como internet das coisas e plataformas de dados, segundo o estudo Índice de Inteligência Empresarial, realizado pela Zebra Technologies

Desafios enfrentados pelas empresas na Era Digital

Durante a transformação digital, as empresas precisam encarar alguns desafios para se adaptarem a esse processo e usufruírem de todos os seus benefícios. Os gestores podem ter questionamentos sobre como implementar as ferramentas tecnológicas e ter dúvidas acerca dos investimentos nesses recursos. 

Outro ponto importante também é a capacitação dos colaboradores para lidar com as inovações. Algumas empresas podem apresentar uma forma de pensar mais resistente às mudanças e, dessa maneira, enfrentar dificuldades para flexibilizar a implantação de tecnologias.  

Indústria 4.0 e Era Digital

O conceito de Indústria 4.0 envolve a tecnologia da informação na era digital e as ferramentas de automação. A robótica permite que os equipamentos desempenhem funções cada vez mais variadas e múltiplas. Além das atividades operacionais e mecânicas, as máquinas são capazes de analisar dados mais rapidamente. 

Desse modo, a Indústria 4.0 faz com que as empresas se beneficiem de recursos que levam inteligência às mais diversas tarefas. Essas ferramentas também deixam o trabalho mais rápido e objetivo. 

Como obter resultados com a Era Digital 

As empresas precisam, cada vez mais, ter atenção com as demandas que surgem na era digital. É preciso entender que os clientes estão mais conectados aos dispositivos móveis e as marcas também devem acompanhar esse processo se quiserem estar mais próximas dos seus consumidores. 

As organizações também devem compreender que o público está em busca de ofertas de atendimento mais personalizadas. Por isso, ainda devem traçar metas para aproveitar a chance de engajar com os seus clientes e oferecer as soluções mais adequadas às suas necessidades. 

Desse modo, as companhias devem rever também o posicionamento estratégico, a fim de acompanhar os consumidores por meio do funil de vendas. Devido à possibilidade de ter acesso às informações sobre o comportamento dos clientes, as empresas têm em mãos a possibilidade de ganhar um benefício competitivo.

Como o Ábaris auxilia empresas na jornada de transformação digital

O Ábaris oferece as melhores soluções para as empresas que buscam resultados na jornada de transformação digital. Os recursos oferecidos são capazes de promover a gestão de toda a informação da sua organização, em uma plataforma 100% digital. Os documentos podem ser criados, capturados e armazenados de forma muito mais rápida e segura.  

As ferramentas do Ábaris também oferecem uma economia de até 75% de gastos com espaço físicos e processos antes feitos manualmente. As soluções ainda oferecem armazenamento dos documentos em cloud e uma gestão de processos integrada à gestão de documentos

Para saber mais sobre a solução Ábaris, entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma demonstração gratuita do produto.

Gostou do nosso conteúdo? Confira estes outros títulos que também podem ajudar você a construir uma gestão tecnológica de qualidade:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog! Até a próxima.