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Tecnologia bancária: por que é importante e o que muda com a pandemia

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Postado em 19/10/2020 - Atualizado em: 24/01/2023

Tecnologia bancária: por que é importante e o que muda com a pandemia

A tecnologia bancária ganha cada vez mais destaque por conta do aumento da demanda por soluções que ofereçam mais segurança, rapidez e eficiência para as transações financeiras. Por isso, as empresas investem em ferramentas como chatbot, mobile banking e automação de fluxos para garantir melhores resultados. 

Além disso, no Brasil, o setor financeiro tem crescido consideravelmente. De acordo com os resultados da pesquisa Informe Brazil 2020, organizada pela McKinsey Company, as taxas de juros estão em seu nível mais baixo, impulsionando a demanda por crédito e atraindo investidores globais.

Esse cenário faz com que cada vez mais a automação se torne peça-chave em instituições financeiras e, por isso, essas empresas devem pensar urgentemente na transformação digital dos seus negócios.
A seguir, explicaremos o que é e como funciona a tecnologia bancária, com dados sobre o mercado brasileiro. Ainda explicaremos de que maneira as instituições do setor se beneficiam com a transformação tecnológica e o que muda diante das mudanças que vivemos devido à pandemia do novo coronavírus. Boa leitura!

O que é e como funciona a tecnologia bancária?

A tecnologia bancária se trata do conjunto de ferramentas disponíveis para o setor financeiro que envolvem novos modelos de atendimento aos clientes. A indústria bancária se revela como o maior investidor privado no segmento de tecnologia, não só no Brasil como em todo o mundo. 

O investimento em tecnologia nos bancos está em crescimento, de acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgada em 2020. O levantamento, feito com 22 bancos, mostrou que as instituições aumentaram em 48% os investimentos em tecnologia. O capital foi alocado tanto para software, como por hardware

Essa tendência atende a uma demanda crescente dos clientes. A mesma pesquisa apontou que as transações bancárias cresceram 11% em 2019 em relação ao ano anterior, com destaque para operações de mobile banking que tiveram um aumento de 19% no mesmo intervalo de tempo.

O orçamento das instituições bancárias envolve um acréscimo de 66% na tecnologia ATM, de 59% em softwares e outros 35% em ambiente distribuído e mainframe. O resultado apontou ainda que as empresas buscam superar fronteiras tecnológicas, a exemplo da exploração da inteligência artificial, para ofertar mais comodidade para os clientes.

Como as empresas estão se beneficiando com essa transformação tecnológica?

As iniciativas tecnológicas que são colocadas em prática pelos bancos resultam em automatização de processos, para ganhar mais produtividade e mais satisfação dos clientes. Devido ao investimento no aperfeiçoamento do uso das tecnologias móveis, os usuários ainda se sentem mais seguros para utilizar os aplicativos. 

Saiba mais: Automação de processos digitais: entenda e aplique em sua empresa

Desse modo, as instituições também evitam ameaças à segurança da informação. É possível aplicar ferramentas que reduzem a vulnerabilidade dos sistemas e deixam os dados dos clientes mais protegidos.  

Neste ponto, o Ábaris é um parceiro de negócios que oferece soluções que garantem agilidade, simplicidade e eficiência. A automação de processos digital (Digital Process Automation) ajudam empresas a se tornarem mais digitais e competitivas. Por conta desse recurso, é possível usar a tecnologia como meio para digitalizar processos-chave, otimizando os fluxos de trabalho, minimizando os erros operacionais e garantindo boa experiência para o cliente.

Quais ferramentas estão sendo utilizadas nesse processo de transformação?

Quando falamos em ferramentas que irão auxiliar o processo de transformação das instituições, não tem como deixar de fora as ferramentas de automação.

A partir delas, os bancos conseguiram estruturar melhor seus processos e garantir a agilidade que os seus clientes pedem, entrando de vez na aceleração digital.

A seguir, separamos alguns recursos de automação que são chave quando falamos em tecnologia bancária.

Open banking e banking as a service

O Open Banking é um serviço de automação bancário que permite a integração das interfaces de programas. Dessa forma, os clientes têm maior autonomia para realizar transações bancárias simples, enquanto as instituições se concentram nas demais operações.

Já o Banking as a Service dá a possibilidade que fornecedores ofereçam serviços bancários a seus clientes sem a obrigatoriedade de ser uma instituição bancária.

PLD

O PLD (Prevenção á Lavagem de Dinheiro) é um sistema de automação que monitora todas as atividades financeiras de clientes. O objetivo é identificar possíveis fraudes e agir antes que aconteçam. 

Com essa ferramenta, é possível acessar diferentes sistemas e bancos de dados, tudo isso utilizando recursos de inteligência artificial. O maior benefício dessa automação, além da segurança ofertada aos clientes, é, sem dúvidas, a produtividade e qualidade.

Inteligência artificial

A inteligência artificial foi a maior transformação digital dentro do setor financeiro. Afinal, sem esse tipo de tecnologia, não haveria sequer sistemas de automação.

Apesar de ser amplamente utilizada por bancos e outras instituições financeiras, a tendência é que se torne ainda mais relevante, já que a personalização é ponto-chave no relacionamento com o cliente, garantindo uma experiência positiva e fornecendo maior agilidade no atendimento.

Automação de operações

Muitas empresas têm se beneficiado da automação de operações. Com ela, além da produtividade, os colaboradores conseguem desenvolver suas funções com maior assertividade.

Outro benefício é que os sistemas de segurança conseguem ter maior efetividade, cumprindo rígidos protocolos no armazenamento e troca de dados sigilosos. 

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O que muda diante do cenário que estamos vivendo?

A pesquisa da Febraban ainda mostrou que, no recorte da pandemia da Covid-19, as transações bancárias de Pessoa Físicas feitas por meio de canais digitais chegaram a 74% do total. 

Esse incremento não é uma novidade. Já citamos que, em 2019, operações via mobile banking tiveram um aumento de 19%. No entanto, o isolamento social causado pelo novo coronavírus, que levou as pessoas a evitarem as agências físicas, acabou levando a um salto na busca pelas transações digitais. 

Com o aumento da velocidade desse processo de digitalização, essa tendência pode se estabelecer no futuro, já que as pessoas estão mais habituadas a utilizar os canais virtuais de atendimento. 

Leia mais: Como a digitalização e a automatização de processos poderão ajudar outros negócios após a pandemia?

O levantamento da Febraban prevê que as operações via mobile banking podem representar, em breve, a metade das transações bancárias. Os dados mostram ainda que, a cada 10 transações, mais de seis acontecem pelos meios digitais (internet e mobile banking).

Ao considerar apenas o mobile banking, a modalidade já registra crescimento em todos os tipos pesquisados de transações. Os destaques são as operações de depósito, seguros e investimentos. Além disso, as transferências e pagamentos de contas já migraram das agências e dos ATMs para o mobile banking.

Case de sucesso: entenda como um banco digital conseguiu processar 160 mil cheques por mês com uma solução da Stoque

As soluções criadas pela Stoque resolveram um dos desafios enfrentados pelo Banco Digital, uma das instituições com maior crescimento no mercado brasileiro. Mais de 80% dos cheques depositados estavam incompatíveis por conta de dificuldades na captura por meio de dispositivos móveis.

Para resolver esse problema, a Stoque desenvolveu uma solução personalizada para a coleta de conteúdos que é aplicável a diferentes dispositivos e possibilitou a extração dos documentos e o processamento dos dados por meio de uma infraestrutura em nuvem. Com isso, o custo e o tempo para entrega diminuíram.

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