Blog

Tecnologias

O que são processos inteligentes e por que adotá-los em uma empresa

Por Redator
saiba o que são processos inteligentes

A aplicação de processos inteligentes pode se revelar um diferencial para um negócio, inclusive do ponto de vista dos clientes. Provavelmente você deve se lembrar de ter ido a uma empresa que pôs essa medida em prática, ganhou a sua atenção e também destaque em relação aos concorrentes daquele produto ou serviço. 

Mas a adoção da inteligência em processos não é positiva apenas sob a óptica de incrementar a satisfação do consumidor. As empresas também são beneficiadas com essa medida, porque a mudança promove vantagens como a redução de custos e a diminuição de riscos.

Neste artigo, você vai entender a definição de processos inteligentes e saber quais os principais ganhos que eles podem oferecer a um negócio. A leitura ainda traz um exemplo prático de como os processos inteligentes podem ser aplicados em uma empresa. Confira!

O que é um processo inteligente?

Inicialmente, é preciso definir o que é um processo. O termo é usado para designar um conjunto de atividades que estão relacionadas entre si e pretendem transformar uma entrada em uma saída. Em uma linha de produção industrial, por exemplo, esse conceito envolve a matéria-prima e a mudança pela qual o insumo passa até se tornar um produto.  

Sendo assim, um processo “inteligente” busca a qualidade das entregas e a boa utilização de serviços em uma empresa. O foco do processo inteligente é a eficiência, a fim de otimizar as tarefas e tornar um negócio mais competitivo frente aos concorrentes. Outro objetivo também é melhorar as atividades envolvidas no processo de forma constante. 

Como o processo inteligente funciona?

Para implementar processos inteligentes em uma empresa, é recomendado trabalhar com um tipo de gestão que fomente a inovação. O contexto mais adequado é aquele em que um negócio já adota ideias inovadoras como fundamentos.

Caso isso ainda não ocorra na sua organização, é indicado que a mudança seja feita inicialmente em um trabalho junto a gerentes e gestores. Sendo assim, os líderes podem transmitir aos funcionários que um processo eficiente pode ser o melhor para seu negócio e para a trajetória de todos os colaboradores na empresa. 

Também é importante investir em um sistema do tipo ERP, um software responsável pelo aperfeiçoamento do gerenciamento dos processos. O gestor pode usar as informações que foram resultados do monitoramento feito pela ferramenta e então obter análises detalhadas a fim de tomar as melhores decisões para aperfeiçoar o trabalho do grupo.

Automação de processos

É impossível falar de processos inteligentes sem falar em automação digital

Essa inovação tecnológica possibilita que atividades operacionais sejam feitas de forma rápida e assertiva por meio de softwares. Assim, o fluxo de trabalho se torna mais produtivo e otimizado, já que o tempo é gasto com atividades que demandam mais esforços.

A automação é um dos maiores suportes e primeira opção a ser implementada quando um gestor opta por ter inteligência em seus processos de negócio.

Atualmente, é possível encontrar uma infinidade de softwares de automação no mercado. Basta escolher aquele que melhor se adapta ao seu nicho e necessidade do negócio!

Quais são os benefícios do processo inteligente em um negócio?

A inteligência em processos leva a avanços como a otimização de recursos e a redução de custos e de riscos, além da melhoria da entrega do produto ou serviço ao cliente. 

Confira mais detalhes sobre cada uma das vantagens:   

Otimização de recursos

A aplicação do conceito de processo inteligente implica que ele seja configurado para ser lógico. Dessa maneira, não deve ser encontrado nenhum gargalo de produção e nenhuma demora na execução de atividades. As empresas que adotarem a mudança podem, com isso, aprimorar a utilização de recursos.

Redução de riscos

Outro benefício do processo inteligente é a diminuição de riscos e custos devido ao uso de ferramentas de automação. À medida que um processo é automatizado, é possível empenhar mais precaução às atividades de maior risco e assim minimizar as eventuais ameaças. 

Redução de custos

Além da otimização de recursos e da diminuição de riscos, a implementação de processos inteligentes pode reduzir os custos em uma empresa. A subtração das despesas ocorre por conta da diminuição da possibilidade de erros e de retrabalhos, o que é resultado da automatização.

Melhor entrega ao cliente

Ainda é possível destacar mais um benefício da adoção dos processos inteligentes. Em consequência da melhoria na eficiência dos processos, a empresa poderá executar as entregas da melhor maneira. Com isso, o atendimento ao consumidor deve ser aperfeiçoado.

Exemplos práticos da aplicação de processos inteligentes em empresas

Para entender melhor como essa mudança pode ser empregada em uma organização, conheça um exemplo prático de uma empresa que fez uso de processos inteligentes. 

Considere que você precisa levar o seu carro para fazer a revisão em uma concessionária. 

Geralmente, esse processo demora e você precisa deixar o veículo na concessionária no início do dia e só pegar mais tarde. Isso pode ser uma dor de cabeça, porque você precisaria alterar sua rotina para não precisar do carro naquele dia, pedir uma carona para um amigo ou ainda depender de aplicativos. 

Imagine a diferença que faria no seu dia se a concessionária à qual você leva o seu carro mudasse completamente o processo e a revisão fosse feita em apenas uma hora?

A redução no tempo de espera ocorreria porque, em lugar de apenas um técnico trabalhar em cada veículo, a empresa decidiu empenhar cinco técnicos em um carro de uma só vez.

Já que o tempo para o carro ficar pronto diminuiu, você poderia preferir aguardar no local e, para isso, a empresa resolveu montar uma sala de espera com estrutura confortável. 

Nesse ponto, todos saem ganhando. Ainda que o dono da concessionária tenha que contratar mais pessoas, ele aumentou consideravelmente o número de revisões em um dia e conquistou a preferência do cliente.

Depois de ler o artigo até este ponto e conhecer os benefícios de implementar processos inteligentes em seu negócio, esperamos que você tenha entendido a importância deles para uma empresa de sucesso.

Implemente a inteligência em processos se você quiser destacar a sua empresa e fazer com que ela não fique para trás!

Para saber mais, entre em contato conosco!

Se você gostou deste artigo, confira nossos outros conteúdos: 

Até a próxima!