Blog

Financeiro

Sistema de gestão financeira: saiba os principais benefícios para o seu negócio

Por Redator
software de gestão financeira

Um sistema de gestão financeira contribui para o crescimento do negócio, principalmente em termos de produtividade e de acompanhamento de resultados. Esse tipo de sistema permite ainda a emissão de relatórios com facilidade e em tempo real. 

Portanto, é essencial saber todos os benefícios que essa tecnologia oferece e entender como escolher a melhor empresa para oferecer esse serviço.

A seguir, tire as suas principais dúvidas sobre esse assunto. Boa leitura!

O que é um sistema de gestão financeira?

O sistema de gestão financeira é uma plataforma que possibilita a organização de dados orçamentários, gestão de documentos da contabilidade e também os processos internos que envolvem a área financeira de um negócio. Ele é feito a partir de um software de automação, utilizando inteligência artificial.

Faturamento, estoque, vendas, fluxo de caixa, contabilidade, boletos e despesas a pagar: todas as informações ficarão reunidas em um único sistema, com a combinação das variadas operações disponíveis. Dessa forma, os gestores de processos de empresas que precisam lidar com um grande volume de informações poderão usufruir da análise de dados com maior clareza. 

Já pensou em contar com um software capaz de organizar todas as finanças da sua empresa e tornar as tarefas automáticas? O sistema de gestão financeira é utilizado principalmente por otimizar o trabalho dos colaboradores, organizar informações e oferecer dados precisos.

Quais benefícios um sistema de gestão financeira pode trazer ao negócio?

O programa de gestão financeira empresarial proporciona uma série de vantagens, que envolvem a padronização de processos e a integração entre diferentes áreas. Entenda adiante como a sua empresa pode se beneficiar ao adotar essa solução.

Maior produtividade

O software de gestão financeira é um recurso que otimiza diversos processos, a exemplo da emissão de notas fiscais eletrônicas, de serviço e do consumidor. É possível cadastrar todos os dados de venda e você não precisará reescrever as mesmas informações em cada envio. 

Com isso, ganhará mais tempo para realizar outras tarefas importantes e estratégicas para a sua organização, aumentando assim a sua produtividade e a assertividade das atividades. 

Padronização de processos

Outro ponto positivo é a limitação do acesso às informações disponíveis para cada colaborador da sua empresa, de acordo com o setor em que atua. 

Dessa maneira, serão criados padrões para uniformizar as tarefas operacionais, administrativas e financeiras, que passarão a ser executadas mais facilmente.

Relatórios em tempo real

O sistema de gestão financeira também favorece a criação de variadas modalidades de relatórios que podem ser emitidos em tempo real, com filtros de débitos a pagar e recursos a receber na sua empresa. As pesquisas podem ser realizadas de forma ágil e com todas as informações necessárias. 

Dessa forma, você não precisará mais perder horas para a produção de planilhas com os dados financeiros. O programa fará com que o gerenciamento seja concluído de forma automática. 

Integração entre áreas

O software ainda permite a integração de setores na gestão empresarial. Dessa maneira, os dados que chegam a todo momento e que envolvem diferentes setores podem ser organizados. 

No caso de informações como uma nova venda ou a falta de um produto no estoque, a área financeira pode recolher esses dados para analisar os resultados. 

Visão estratégica e tomada de decisão 

Mais um benefício que podemos listar para as empresas que adotam esse sistema é a possibilidade de gerar informações que apontam se a estratégia de crescimento da empresa funciona da melhor forma. Você terá a visão de qual investimento dá mais lucros ou se precisará aplicar mais recursos em outro setor. 

Assim, terá em suas mãos uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisões na sua organização. Isso porque não precisará visualizar essas informações em planilhas complexas e sim por meio da plataforma simplificada. 

Acompanhamento de resultados

O sistema de gerenciamento financeiro também auxilia o acompanhamento de informações como os débitos, que poderiam passar despercebidos pelos gestores. Além de aumentar o rigor na supervisão das dívidas da instituição, também amplia o controle das contas a receber. 

Por que um programa de gestão financeira é crucial para os negócios?

A sua empresa pode ter diversos setores ordenados, mas se a área financeira não estiver bem alinhada será difícil alimentar uma estratégia de crescimento. Assim, os gestores podem usar o sistema a fim de identificar quais são os pontos que podem ser aperfeiçoados no fluxo de caixa de um negócio.

O que levar em conta na hora de escolher um sistema de gestão financeira?

Se você já está interessado em adotar um serviço de gerenciamento de finanças para a sua organização, deve ter atenção com algumas questões importantes. É necessário entender as necessidades da sua empresa, checar se a plataforma oferecerá segurança, entre outros requisitos. Saiba mais abaixo.

Analise se o serviço oferecido atende aos problemas que você deseja resolver

É essencial entender bem se o sistema fornecido será capaz de corresponder às soluções de que a sua empresa precisa. Liste as necessidades e expectativas para só depois conferir quais são as opções de gerenciamento disponíveis. 

Calcule o custo-benefício

A plataforma de gerenciamento escolhida deve oferecer o melhor custo-benefício, ou seja, apresentar o maior número de proveitos diante do custo envolvido. Desse modo, você poderá ter a opção mais vantajosa conforme as necessidades e os recursos empenhados. 

Pergunte se a empresa possui sistemas de segurança

A proteção das informações sobre as finanças é uma das principais preocupações das empresas. Por isso, verifique quais são os itens de segurança ofertados pela empresa responsável pelo serviço, para que não tenha chance de vazamento de dados significativos. 

Prefira programas de gestão financeira de fácil entendimento e manuseio

Depois de compreender o atendimento das necessidades, os custos e a segurança do sistema, outro ponto importante é a facilidade em utilizá-lo. Se a sua empresa busca fazer um investimento em uma plataforma de gestão, os recursos do software devem ser intuitivos, de fácil entendimento e acessíveis por meio de alguns cliques. 

Pesquise sobre a reputação, a credibilidade e a experiência da empresa antes de fechar negócio

Por fim, uma dica interessante é pesquisar bastante sobre fatores como a reputação da empresa diante dos clientes e a experiência acumulada ao longo dos anos no fornecimento do serviço. Faça uma busca detalhada para fechar um contrato com êxito.

Saiba como o Ábaris pode auxiliar a gestão financeira da sua empresa

O Ábaris é a opção mais satisfatória para o seu negócio no serviço de gestão financeira. As soluções fornecidas facilitam o armazenamento de documentos e a organização de processos na sua empresa. Com o emprego da automação, é possível eliminar tarefas manuais, como processamento de pagamentos e atualização das informações do cliente.  

Um dos cases financeiros de destaque do Ábaris é o Banco Digital, uma das instituições com maior crescimento no segmento no Brasil. A empresa tinha como desafio a falta de conformidade para mais de 80% dos cheques depositados devido a problemas na captura de imagens por dispositivos móveis.

A Stoque criou então uma solução personalizada para que as informações fossem coletadas da melhor forma por diferentes dispositivos. O resultado permitiu o processamento dos dados em nuvem, com redução do custo em energia e tempo. Com isso, o Banco Digital alcançou o processamento de cheques depositados com mais de 90% de precisão, de acordo com as exigências do Banco Central. 

Viu quantos benefícios um sistema de gestão financeira pode oferecer ao seu negócio?

Se você também quer melhorar os resultados da empresa, entre em contato conosco para entender melhor sobre o sistema de gestão financeira!

Para ler mais conteúdos como este, acesso o nosso blog:

Até a próxima!

Conheça o Ábaris: transformando negócios digitalmente

Nossas soluções tecnológicas ajudam empresas a automatizar seus processos para se tornar mais eficientes.

Negócios digitais conseguem atuar de maneira otimizada e entregar a melhor experiência ao cliente. Com o Ábaris, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deveria ser: de dentro para fora.

Temos a tecnologia para automatizar a forma como você trabalha e fazer a sua empresa mais produtiva e competitiva em um mercado cada vez mais exigente. Simplifique processos, reduza erros, minimize custos e torne-se digital de verdade. Para saber mais, entre em contato conosco.