Blog

Financeiro

Banco digital: conheça os benefícios da automação

Por Laís Silva
automação banco digital

O setor financeiro, com o objetivo de melhorar os serviços que oferecem aos seus clientes, está em constante transformação e melhorias. A tecnologia é a grande aliada para que a entrega desses serviços seja realizada de forma satisfatória. Entregar uma experiência rápida e sem atrito para os clientes deve estar na lista de prioridades dos bancos que mapeiam sua jornada de transformação digital.

Automatizando o processo de abertura de conta

A abertura de novas contas em bancos trazem um acúmulo de informações e  dados de clientes que chegam em diferentes formatos. Manter esses processos de forma manual traz algumas desvantagens para as empresas do setor financeiro, como: 

  1. custos crescentes devido a ineficiências operacionais;
  2. insatisfação do cliente resultante de tarefas longas e complicadas;
  3. risco de multas por não conformidade regulamentar.

As resoluções do Conselho Monetário Nacional, que simplificam os processos de abertura, manutenção e encerramento de contas no país já entraram em vigor. As novas regras incluem medidas como a não obrigatoriedade da apresentação de documentos e comprovantes físicos na abertura de contas.

Essa medida contribui enormemente para que a abertura de contas digitais possa fluir dentro de um contexto totalmente digital e automatizado, tornando-a uma prática mais eficiente e menos onerosa, para as instituições e para os clientes.

Automatizando o processo de empréstimo

As fintechs reduziram e muito a burocracia nos trâmites de contratação de empréstimos, que agora podem ser feitos de forma totalmente digital. Essa comodidade e praticidade tem atraído novos clientes e garantindo novos contratos. Para isso, basta conceder os acessos necessários e toda a análise será realizada remotamente e com segurança.

O uso da tecnologia facilita a vida dos usuários e também da equipe de especialistas, que com os processos automatizados passam a se dedicarem a outras atividades, de maior valor agregado.

Benefícios:

  1. Agilidade na aprovação.
  2. Redução de gargalos no processo.
  3. Melhor experiência para o usuário.
  4. Diminuição da perda de documentos pessoais.
  5. Recolocação da equipe para outras tarefas complexas.

Caso de uso: Como um grande banco conseguiu automatizar os processos?

Um banco com mais de 20 anos de história, precisava de uma solução para controlar o processo de captura de documentos por dispositivos móveis para abertura de conta e depósito de cheques.

Em primeiro lugar, o banco tinha mais de 80% dos cheques depositados fora de conformidade devido aos problemas no processo de captura por dispositivos móveis. Portanto, precisava de uma solução que capturasse o documento dentro das conformidades do Banco Central. Além disso, a instituição precisava de uma solução para abrir o processo de contas para capturar o documento de identidade.

A Stoque então desenvolveu uma solução customizada para a coleta de conteúdos que, além de ser aplicável a diferentes dispositivos, permitiu a extração dos documentos e o processamento dos dados por meio de uma infraestrutura em nuvem, reduzindo tempo e custo de entrega. 

Descubra como a solução desenvolvida resolveu os gargalos da instituição financeira. Continue lendo, clique aqui

Banco digital com Ábaris

No atual contexto digital, as instituições financeiras que se destacam são aquelas que conseguem oferecer uma experiência sofisticada para seus clientes. Ábaris é uma solução tecnológica de automação e digitalização de processos, tendo sempre como prioridade a qualidade na experiência do cliente. 

Com a solução Ábaris é possível que bancos realizem processos como abertura de conta, crédito imobiliário, depósito de cheque e muito mais. Tudo isso de forma automatizada, simplificada e intuitiva. 

Está em busca de soluções tecnológicas para sua empresa? Queremos te ajudar! Entre em contato com nossos especialistas.

Leia também:

Sistema de gestão financeira: saiba os principais benefícios para o seu negócio

Era Digital: conheça importância das mudanças para a sua organização