Blog

Educação Webinar

Semana da Educação Superior e o desafio da volta às aulas

Por Atena Philomeno
semana-da-educacao-superior-secretaria-academica-digital

Confira como foi a Semana da Educação Superior – a digitalização como meio para superar os desafios da volta as aulas em 2021.

Instituições de Ensino fechadas, salas vazias e laboratórios sem alunos.  Quem imaginaria que isso aconteceria em pleno século XXI?   Diante do cenário atual, a digitalização dos processos e procedimentos das IES tornou-se urgente.

O que já era apontado desde os anos 90, quando o Ministério da Educação publicou a Portaria SESU/SENESU nº 255, em 20 de dezembro. Desde então outras normativas comprovaram o caminho digital das IES, como o Decreto 9.235/17 e a Portaria 315/18, que tratam sobre a virtualização do acervo acadêmico, além disso, as Portarias 330/181.095/18554/19 e 117/21, que normatizam a expedição e o registro do diploma digital.

Além de garantir o atendimento à legislação do Ministério da Educação, as Instituições de Ensino Superior, vivem outros desafios, como fazer com que os alunos tenham uma boa experiência digital, seja no processo de matrícula, assinatura de contrato ou até mesmo na expedição do diploma e de certificados digitais, o que contribui para a atração e fidelização deles. 

A partir desses desafios e com o objetivo de apresentar e discutir as melhores práticas para superá-los, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a Stoque, em parceria com a CONSAE, promoveu a Semana da Educação Superior.

No evento, on-line e gratuito, especialistas do mercado de educação discutiram “a digitalização como meio para superar os desafios da volta as aulas em 2021”, e nós preparamos um material completo sobre a série de webinars, leia abaixo e aproveite para assistir as palestras.  

Os desafios e as entregas da Secretaria Acadêmica para 2021 

semana-da-educação-superior-tiago-muriel-diretor-de-negócios-da-consae
Tiago Muriel, Diretor de Negócios da CONSAE,

No dia 23 de fevereiro, Tiago Muriel, Diretor de Negócios da CONSAE e responsável pelo projeto e implantação da SeAD em mais de 100 IES em todo o país, contou um pouco sobre os desafios neste ano de 2021, com as entregas da Secretaria adequando às normativas do MEC.   

“…o meio eletrônico possivelmente se confirmará como uma importante base, cada vez mais conhecido pelas pessoas e cada vez mais confiável. O Diploma Digital será uma ferramenta importante para isso…” explica. 

Sobre o prazo do MEC para digitalização do diploma, Thiago ainda salienta: 

É preciso, desde já, avisar ao aluno que ele possivelmente receberá digitalmente um diploma digital. Por que eu digo possivelmente? Pois não sabemos se o MEC manterá ou prorrogará o prazo…”

Sobre a Secretaria Acadêmica Digital, Tiago, expõe, em conclusão, os principais desafios bem como as IES devem se empenhar para que a digitalização do acervo possa acontecer da melhor forma.  

“A Secretaria Acadêmica Digital da IES, pode interagir com outros setores dentro da instituição. Porém o que pode parecer fácil enquanto se trata apenas de um acervo, é diferente quando você abre o projeto para outros departamentos, pois aí nos deparamos com fluxos diferentes, a logística do departamento, ou seja, o que antes era simples agora está mais complexo….”.  

Aulas presenciais: como se preparar então para o retorno às aulas em 2021 

semana-da-educação-superior-ana-carolina-socia-diretora-da-consae
Ana Carolina Cardoso, sócia-diretora da CONSAE

Já no dia 24 de fevereiro, Ana Carolina Cardoso, sócia-diretora da CONSAE, discutiu sobre como as Instituições de Ensino devem se preparar para retomar às aulas presenciais, frente às limitações ainda impostas pela pandemia e as mudanças de comportamento no “novo normal”.  

 “As Instituições menores tiveram muitas dificuldades para transformar todos os cursos em educação a distância, e isso reflete nos resultados dos alunos, na evasão, no desgaste dos professores por que não tiveram treinamento para tecnologias novas. E ainda tem o problema do acesso aos conteúdos didáticos, pois como o aluno tem acesso a biblioteca? Estão fechadas. Por isso, em alguns países estão disponibilizando seu acervo digitalmente…” explica. 

Case de sucesso Ábaris: a experiência da Educação Adventista com Portal de Assinaturas

semana-da-educação-superior-case-abasris-sead-lourdes-gonçalves-po-da-squad
Lourdes Gonçalves, PO da SQUAD da Área Educacional do IATec

E finalizando o terceiro dia da Semana da Educação Superior, foi apresentado o case de sucesso do Ábaris, com a Lourdes Gonçalves, PO da SQUAD da Área Educacional do IATec  (Instituito Adventista de Tecnologia).

Lourdes contou sobre como tem sido a experiência da instituição com a solução para gestão de conteúdo, automação de processos e assinatura digital. Além disso, debateu quais impactos essa tecnologia trouxe para a rotina da Secretaria Acadêmica na Instituição Adventista.  

“…o pessoal está gostando tanto do Ábaris que não só os contratos dos alunos, mas também os contratos dos fornecedores e outros tipos de contratos, já estão sendo estudados para serem incluídos nesta ferramenta…”. 

Lourdes ainda conta que na primeira fase foram enviados 20 mil contratos, via plataforma. Agora na fase 2 já estão prevendo um total de 100 mil

Para os próximos passos, a Instituição Adventista se prepara para implantar o Diploma Digital, fazendo com a IES tenha uma jornada cada vez mais digital.

Entenda a transformação digital nas IES

Quer uma consultoria completa sobre como otimizar os resultados da sua Instituição de Ensino Superior, atendendo as normas do Ministério da Educação-MEC? É só clicar aqui.