Blog

Educação Tecnologias

Certificado digital garante segurança e agilidade

Por Laís Silva
Certificado digital

O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica e sua validade é a mesma que uma assinatura em papel.

A certificação digital foi criado para facilitar a vida de pessoas, empresas e instituições, pois agiliza processos, promove segurança e redução de custos. Essa ferramenta funciona como uma assinatura digital e conta com robustos protocolos de segurança, chaves públicas e privadas, que confirmam se o portador do certificado digital é a pessoa que diz ser.

Diversos órgãos como Receita Federal, Banco Central, Tribunais de Justiça e até mesmo o Ministério da Educação, incorporaram esta tecnologia às suas rotinas. Hoje, um juiz, pode assinar sua sentença por meio de um certificado digital, por exemplo.

As operações e transações realizadas com a assinatura digital tem validade jurídica. Ou seja, o valor legal é o mesmo que um documento ou contrato assinado em um papel.

Confira as principais vantagens em ter um certificação digital

  1. Mobilidade: é possível formalizar transações a distância;
  2. Economia: não existem gastos com impressão e transporte, já que todo o processo é realizado de forma eletrônica;
  3. Segurança: é impossível fraudar uma assinatura digital;

Certificado digital nas Instituições de Ensino Superior

Os benefícios e as vantagens dessa tecnologia fizeram com que o Ministério da Educação implantasse o uso da certificação digital nas instituições de ensino. Nas IES a ferramenta é utilizada para garantir a autenticidade e a integridade dos acervos e documentos emitidos para a comunidade acadêmica. Em suma, o certificado digital facilita processos burocráticos dentro da instituição.

O acervo acadêmico digital, por exemplo, precisa estar certificado digitalmente e essa é uma exigência legal. O sistema de segurança utiliza a criptografia, que conecta uma chave pública e uma chave privada. Isso trará maior segurança a IES que passará a ter a possibilidade de manter muitas cópias de segurança.

Tiago Muriel, diretor da CONSAE explica as vantagens do certificado digital nas IES:

“Sem dúvidas podemos destacar a garantia de um baixo impacto ambiental e a redução de custo para as instituições. Poderíamos eleger também a pronta recuperação da informação que é fundamental para um bom e correto atendimento à comunidade.”

O certificado digital é parte da transformação digital que está presente em todo lugar. A ferramenta propõe a eficiência, economia e agilidade nos processos acadêmicos. Além disso, todos os profissionais da IES serão beneficiados, podendo gerenciar documentos por meio eletrônico e tendo livre acesso a diversos documentos oficiais disponíveis no ambiente digital.

A Secretaria Acadêmica Digital, desenvolvida e implantada pela Stoque e CONSAE, oferece o caminho completo para a digitalização dos documentos e processos da IES. Nesse processo a certificação digital é garantida.

Aproveite para conhecer a Secretaria Acadêmica Digital na prática, com Tiago Muriel, Diretor de Negócios da CONSAE.

Leia também: O que é a Secretaria Acadêmica Digital?