Blog

Automação Indústria

Automação de processos de negócios industriais: veja como reduzir custos com tecnologia

Por Redator
automação industrial

A automação de processos de negócios industriais pode auxiliar as empresas a conseguirem melhores resultados, ao promover a integração entre áreas diferentes e fornecer dados estatísticos. Essa solução tecnológica ainda é útil para reduzir a lentidão na gestão das organizações do setor industrial. 

Algumas atividades podem ser foco de melhorias dessa ferramenta, a exemplo dos setores de emissão de alertas e de gerenciamento eletrônico de documentos. Além disso, é possível reduzir o tempo gasto pelos operadores em tarefas repetitivas, o que diminui a possibilidade de falhas. 

A seguir, saiba o que significa essa modalidade de automação e leia as principais vantagens para implantar essa medida na sua empresa. Confira!

O que é automação de processos de negócios na indústria?

A automação de processos de negócios na indústria é implantada por meio de softwares que pretendem diminuir gastos desnecessários de tempo e de recursos no setor. A ferramenta foi criada com o objetivo de auxiliar a otimização dos processos e tornar mais curto o ciclo produtivo das fábricas.

Por conseguinte, a medida uniformiza a operação e permite a identificação de erros. O resultado é a geração de indicadores padronizados, com a utilidade de monitorar processos com mais agilidade. Assim, são gerados pareceres mais rigorosos e integrados com áreas diferentes das organizações.

Vantagens da automação de processos na indústria

Contratar uma empresa para executar a automação de processos de negócios na sua indústria pode resolver vários problemas que entravam o crescimento do seu negócio. Entenda mais detalhes sobre os benefícios da automação de processos para o segmento industrial:

Integração de todas as áreas

Seja qual for o porte da empresa do setor industrial, a fragmentação e falta de comunicação entre as áreas diferentes pode atrapalhar a conclusão dos processos. Por conta disso, é importante encontrar uma saída para reduzir a distância que pode ser registrada entre essas áreas diversas. 

Se você busca uma solução para integrar departamentos como o Financeiro, o de Recursos Humanos e o de Controle de Qualidade, por exemplo, adotar um mecanismo de automação de processos de negócios industriais auxiliará na aproximação entre eles. 

Obtenção de dados estatísticos

A automação também é uma maneira de conseguir o levantamento de informações precisas sobre a produção industrial. Caso decida implantar essa tecnologia no seu negócio, poderá usufruir da obtenção de dados estatísticos. As informações geradas ainda têm o benefício de serem concentradas de forma centralizada.

Gestão mais ágil

O terceiro benefício da automação de processos de negócios industriais que podemos pontuar é a agilização da gestão. O software oferece uma ferramenta simples e intuitiva. Com isso, o gerenciamento dos processos pode ser feito de maneira mais rápida pelos usuários.  

Atendimento das exigências legais

Não adianta executar todo o processo de maneira mais rápida e fácil, se a automatização não estiver de acordo com as normas da legislação. Caso as regras não sejam respeitadas, as organizações do segmento industrial podem estar sujeitas a eventuais penalidades previstas na lei. 

As ferramentas de automação têm a vantagem de estarem alinhadas com essa preocupação. Com isso, a tecnologia permite que os processos de negócios industriais sejam executados dentro das diretrizes que regulamentam o setor. 

Geração de evidências

A tecnologia de automatização de processos de negócios também é proveitosa para o desenvolvimento de indicadores que podem fazer o monitoramento de forma mais ágil. É possível acompanhar essas evidências a fim de produzir relatórios com mais precisão. 

Automação de processos internos

O software permite não apenas a integração entre diferentes setores das fábricas, como já foi citado. A ferramenta de automação pode otimizar também os processos internos das empresas de segmentos industriais.

Em quais atividades a automação de processos de negócios industriais vai gerar mais resultado?

A otimização dos processos de negócios industriais pode fazer diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Além das vantagens citadas, as empresas que adotam essa ferramenta tecnológica podem se destacar em algumas atividades específicas e, assim, colher resultados significativos. Saiba mais a seguir.

Rastreamento e alertas

A automação pode ajudar a rastrear a ocorrência de falhas e então emitir alertas. Dessa maneira, é possível instalar sensores em containers de carga, por exemplo, que podem disparar avisos quando a mercadoria transportada sofrer algum dano. Com isso, será possível fazer a substituição com mais rapidez e evitar mais transtornos.

Gerenciamento eletrônico de documentos

A ferramenta tecnológica ainda oferece uma solução para o alto fluxo de documentos que pode ser registrado nas indústrias. Dessa forma, todos os arquivos em circulação podem ser gerenciados na plataforma, o que pode garantir também mais agilidade e eficiência. 

Tarefas repetitivas

Vários tipos de atividades que seriam executadas por operadores humanos de forma contínua podem ser feitas por meio da automação. Um bom exemplo é o rastreamento do tempo de produção no setor industrial. Ao ser substituída por um processo tecnológico, a tarefa pode ser repetida com menor chance de erros. 

Devido à otimização do tempo que seria gasto com essas atividades, os funcionários das fábricas podem ter mais horas livres para executar outros tipos de tarefas. Isso pode fazer com que os colaboradores possam empenhar tempo em trabalhos que demandem análise, sensibilidade humana e criatividade.

Agora que você já como a automação de processos de negócios industriais ajuda as fábricas a integrar áreas diferentes, que antes estavam desconectadas, ainda é possível gerar dados estatísticos que podem sustentar relatórios e aumentar a agilidade na gestão das organizações do setor industrial. Além disso, a tecnologia também reduz o tempo gasto com atividades repetitivas.

Ábaris: automação de processos de negócios industriais na sua empresa

Adotar a automação de processos de negócios industriais em sua empresa, é o momento de selecionar a melhor alternativa para conectar o seu negócio com essa tendência, que se revela cada vez mais importante em organizações de todo o mundo.

Você pode estar a um passo de usufruir da redução de custos e do aumento da produtividade na sua empresa.

O Ábaris oferece as melhores opções para implementar as medidas de automação de processos em indústrias, a fim de garantir os resultados mais adequados às necessidades do seu negócio. 

Conheça o Ábaris: transformando negócios digitalmente

Nossas soluções tecnológicas ajudam empresas a automatizar seus processos para se tornar mais eficientes.

Negócios digitais conseguem atuar de maneira otimizada e entregar a melhor experiência ao cliente. Com o Ábaris, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deve ser: de dentro para fora.

Temos a tecnologia para automatizar a forma como você trabalha e fazer a sua empresa mais produtiva e competitiva em um mercado cada vez mais exigente. Simplifique processos, reduza erros, minimize custos e torne-se digital de verdade. Para saber mais, entre em contato conosco.

Consultoria online e gratuita em automação de processos.

E então, o que você está esperando? Para aumentar seus resultados e impactar o seu negócio, entre em contato conosco!

Para conferir outros artigos sobre o tema, acesse o nosso blog:

Até a próxima!