Blog

ÁbarisPod Educação

Como educar em um cenário impactado por novas tecnologias?

Por Patrícia Martins

A tecnologia já mudou muitas coisas do nosso cotidiano. Ela mudou a forma como produzimos, consumimos e interagimos com outras pessoas. Na educação essa realidade não é diferente. Cada vez mais, os educadores utilizam os meios tecnológicos para oferecer um ensino que extrapole os conteúdos da grade curricular tradicional. 

De acordo com o último censo realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o Brasil tem 2,5 milhões de professores. A maior parte atua com educação básica – pouco mais de dois milhões -, enquanto cerca de 350 mil trabalham no ensino superior. Em comum, todos enfrentam os desafios de educar em um cenário cada vez mais diversificado, impactado por novas tecnologias e processos de inclusão.

No livro Educ@r: a (r)evolução digital na educação, Martha Gabriel, especialista em educação e tecnologia, diz que “a educação na era digital precisa focar muito menos na tecnologia em si e muito mais em desenvolver as capacidades analíticas e críticas dos estudantes para que consigam discernir sobre o que essas tecnologias representam em nossas vidas.”, ressalta Martha Gabriel.  

7 benefícios da combinação tecnologia e educação

  1. Ampliação do acesso
  2. Maior acesso à informação e materiais didáticos
  3. Tendência à gamificação 
  4. Personalização da educação 
  5. Recursos interativos 
  6. Despertam a curiosidade e atenção dos alunos 
  7. Auxiliam os educadores a dinamizar as aulas

Transformação digital nos processos administrativos

Os avanços tecnológicos também podem ser utilizados para automatizar os processos administrativos das escolas. Isso significa utilizar os recursos tecnológicos para organizar melhor os processos operacionais.

Além disso, com a evolução dos recursos tecnológicos, hoje é possível otimizar as diversas tarefas realizadas pelos seus funcionários, desde as mais básicas até as mais complexas.

Humano, um ser insubstituível

O papel do educador é fundamental em qualquer processo de aprendizagem. Afinal, um aparelho de última geração não garante o aprendizado do estudante sem que seu uso seja planejado de forma adequada pelos professores. Quando o equilíbrio é encontrado, o uso das tecnologias contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e auxiliam os professores a despertar a curiosidade dos estudantes. 

Portanto, vale ressaltar que a tecnologia jamais substituirá o valor dos seres humanos.  Pelo contrário, enquanto a tecnologia realiza as atividades monótonas e repetitivas, os trabalhadores executam tarefas mais produtivas para a empresa.


Falamos mais sobre isso no #4 episódio do ÁbarisPod com o tema “A tecnologia como facilitadora da educação”. Para o bate-papo convidamos Leonardo Carvalho, Product Owner do Ábaris e Daniel Antonucci, especialista em marketing, tecnologia e educação. 


Leia também:

Gestão eletrônica de documentos: entenda o que é e como economizar com esta solução

Entenda a transformação digital nas IES