Blog

Ábaris

Entenda como a gestão estratégica pode beneficiar o seu negócio

Por Redator
planejamento e gestão estratégica

Implementar uma boa gestão estratégica promove maior eficiência e melhores resultados para sua empresa. Para isso, é necessário que a sua organização utilize ferramentas de mensuração das atividades, a fim de alcançar os objetivos previamente definidos.

Neste artigo, explicaremos o que é uma gestão estratégica e quais são as ferramentas que podem ser usadas pelos gestores.

Também demonstraremos como as soluções de automação podem oferecer vantagens nesse processo. Boa leitura!

O que é gestão estratégica?

O professor e consultor Igor Ansoff, em seu livro Estratégia Empresarial, afirma que “a gestão estratégica nas empresas é o processo de tomada de decisões que orienta as ações da organização ao longo do tempo, considerando a sua relação com o ambiente ao qual está inserida. Para ser efetivo, ela deve ser planejada, implementada e mensurada”.

Desse modo, o gerenciamento estratégico é entendido como um conjunto de atividades que buscam administrar os recursos de uma empresa para conquistar metas e objetivos.

Para alcançar esses objetivos são usadas estratégias que devem passar por toda a estrutura do negócio, a fim de tornar a gestão mais eficaz e otimizada.

Portanto, a gestão estratégica de empresas envolve a definição de propósitos e objetivos, além da aplicação de táticas de otimização de processos em todas as partes da organização. Com as metas do negócio bem delimitadas, as empresas devem alcançar melhores resultados mais facilmente. 

Vantagens de aplicar a gestão estratégica no seu negócio

Uma boa gestão estratégica empresarial auxilia as organizações a garantir economia de tempo, recursos e, principalmente, de pessoal. Assim, a automatização e a otimização de processos ainda tem um impacto positivo nas finanças do seu negócio.

O modelo de gestão adotado na sua empresa também deverá integrar os diferentes setores da sua organização para que um senso de unidade seja implementado.

Dessa maneira, o seu negócio também funcionará melhor, com todas as áreas associadas de forma conjunta.

Confira abaixo mais algumas vantagens de aplicar a gestão estratégica no seu negócio:

Ferramentas que auxiliam no processo de gestão estratégica

Os profissionais responsáveis pelas estratégias de gestão das organizações contam com a ajuda de alguns recursos que facilitam o processo de tomada de decisões. Listamos adiante algumas dessas ferramentas que devem ser usadas em vários setores de um negócio.

Análise SWOT

A análise SWOT é um método que utiliza uma tabela para comparar as características de uma empresa. Com base nela é criado um gráfico na qual são relacionadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. 

A avaliação passa pelas condições que a sua organização oferta diante da concorrência e por fatores macroambientais a fim de identificar melhorias e ter um avanço competitivo.   

Matriz BCG

Outra ferramenta importante para as organizações é a chamada matriz BCG. Com esse recurso, os gestores das empresas são capazes de identificar quais são os produtos e serviços que fornecem maior renda aos negócios.

Para isso, é utilizado o mesmo desenho da matriz SWOT. No entanto, o eixo vertical deve corresponder à participação de mercado, e o eixo y, ao potencial de desenvolvimento de mercado. 

Após formar o gráfico, o gestor distribui os produtos ou serviços disponíveis e analisa a opção de manter ou aumentar a participação no mercado. 

Outra opção é entender que o produto/serviço não oferece mais rentabilidade e decidir pela ruptura da produção.  

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta que orienta os gestores a tomar as melhores decisões para um negócio com base na resposta adequada a algumas perguntas. 

A sigla 5W2H é uma expressão do inglês que reúne sete questões importantes. Os gestores devem responder o que (what), por que (why), como (how), onde (where), quem (who), quando (when) e quanto (how much).

É recomendado solucionar essas perguntas objetivamente e com termos simples. Dessa maneira, além de definir a estratégia da sua empresa com transparência, o gráfico do 5W2H também será entendido mais facilmente quando for apresentado para a sua equipe. 

PDCA

O PDCA é considerado um ciclo de aplicação do método 5W2H. A intenção dessa ferramenta é implementar melhorias contínuas nas empresas, por meio de quatro iniciativas: planejar, fazer, checar e agir. 

Desse modo, o objetivo é compreender as razões de um problema para entender como ele deve ser solucionado. 

Após identificar a oportunidade de melhoria, os colaboradores devem pôr um plano em prática para mudar a situação. A próxima etapa deve ser averiguar os resultados da execução desse planejamento.

E caso a dificuldade não seja resolvida, o gestor deve avaliar o que deu errado e voltar para o início do processo de planejamento.   

Análise de resultados

O gestor tem a possibilidade de utilizar recursos para fazer a análise dos dados de uma empresa. 

Por meio do acompanhamento de indicadores de desempenho e de relatórios comparativos, os profissionais podem fazer avaliações mais aprofundadas, com a otimização do tempo de trabalho.

Os recursos para análise de resultados disponíveis no mercado ainda podem ajudar a monitorar as metas e auxiliar na tomada de decisões da sua organização. Para isso, as empresas podem utilizar soluções de automação que facilitam a função de acompanhar as informações.  

CONFIRA O INFOGRÁFICO GRATUITO SOBRE COMO O RPA APOIA AS ORGANIZAÇÕES NAS INICIATIVAS DIGITAIS!

Como as soluções de automação podem ajudar no gerenciamento estratégico

As soluções de automação auxiliam as organizações a obter êxito na gestão ao facilitar a mensuração dos resultados. 

Os gestores podem utilizar softwares de automação para pôr em prática as estratégias de marketing, a fim de que funcionem de maneira mais inteligente.

Também há soluções disponíveis para a automação do processo de vendas das empresas. Dessa maneira, a inteligência comercial pode ser utilizada para a busca por leads

O contato com os clientes também pode ser aperfeiçoado e feito de maneira mais rápida, o que aumenta as chances de fechar o negócio.

Ábaris: melhor opção para automação e apoio na gestão estratégica

Agora que você já entendeu a importância de contar com uma boa gestão estratégica e com as ferramentas de automação, é importante buscar uma solução para sua empresa. 

O Ábaris oferece soluções tecnológicas que ajudam as organizações a automatizar os seus processos a fim de se tornar mais eficientes.

Desse modo, os negócios conquistam a otimização das tarefas e ofertam os melhores serviços ou produtos aos clientes.

O Ábaris entende que a transformação digital da sua empresa deve acontecer de dentro para fora. As soluções fornecidas fazem com que a sua empresa minimize custos e ganhe um diferencial competitivo no mercado.  

Para saber mais informações sobre como o Ábaris pode ajudar a sua empresa, fale com um dos nossos consultores.

Gostou do nosso artigo? Para mais conteúdos como esse, confira: